*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Quinta parte da entrevista

Os ecos da Segunda Guerra Mundial ao longo desses últimos tempos chegam aos dias atuais, como, por exemplo, o abalo dos alicerces de Bretton Woods?

Quartim de Moraes – Bretton Woods já caiu faz tempo, já foi abalado. A meu ver, a União Soviética emergiu da Segunda Guerra Mundial como uma grande potência. E durante 15, 20 anos manteve um ritmo de inovação tecnológica. Não é só o Sputnik, também em outros setores. Mesmo na decadência econômica, quando havia crescimento da riqueza anual de 3%. A alimentação era muito boa. A prova disso é que, quando vieram os bandidos, quando houve a débâcle, a duração média de vida caiu de 6, 8, 10. Foi um desastre para a humanidade. É um período que se abre em 1945, um período dos dois blocos, um período glorioso da história da humanidade. Inclusive porque foi o período em que se acelerou a emancipação dos povos colonizados.

Fonte:Fundação Maurício Grabois

Um comentário:

Roberto S. Ubertino Rosso Jr. disse...

Importante mostrar esta entrevista pois, muito do que se contou sobre o papel soviético no século XX, quase sempre contado pela direita e/ou "ex-socialistas arrependidos", quase sempre desqualificam o papel soviético como força libertadora e ... pasmem, mesmo pessoas ditas cientistas "esquecem" de por os fatos dentro do contexto da época. Então, uma entrevista que trás tantos fatos e contextualiza o processo, é sempre bem vinda.