*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

domingo, 18 de julho de 2010

Frota de moto supera a de carro em metade do país

Mapeamento a partir de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) mostra que 46% dos municípios, onde vive um a cada quatro habitantes do país, têm uma frota onde as motos são majoritárias, informa Alencar Izidoro em reportagem publicada na edição deste domingo da Folha de São Paulo.

Veja as 150 cidades com mais veículos por habitante

O índice se limitava a 26% no começo da década. Na média, a cada três dias uma nova cidade entrou na lista. Embora esse domínio esteja concentrado em municípios pequenos e médios, são claros os sinais de avanço em grandes centros urbanos.

Especialistas reconhecem a importância das motos para a mobilidade das pessoas. O resultado social, entretanto, é considerado negativo. O número de motociclistas mortos no país saltou de 725 em 1996 para estimativas acima de 8.000 no ano passado.

O aumento da frota de carros no Brasil nos últimos cinco anos foi de 40%, menos de metade do ritmo de crescimento das motos -105%. Mesmo assim, há mais carros (35,4 milhões) do que motos (15,3 milhões) no país devido às grandes capitais.

Fonte:Folha de São Paulo(18/07/2010)

Nenhum comentário: