*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Enxaimel,por Moacir Pereira

A diversidade étnica, cultural, econômica, folclórica, paisagística e gastronômica de Santa Catarina constitui, seguramente, sua maior riqueza. Blumenau e as belas construções em enxaimel enchem a paisagem do Vale do Itajaí. Fazem com que nativos e visitantes se sintam em terras germânicas ou colonizadas de forma exemplar por seus imigrantes. Quando esteve há dias no Estado, o candidato José Serra fez um comentário pertinente no intervalo do Painel RBS. Se aqui vivesse, faria uma campanha para que nenhuma cidade possuísse mais de 500 mil habitantes. Certíssimo! O equilíbrio entre regiões e cidades é outra fortuna da cidadania barriga-verde.

Pois Blumenau prepara-se para lançar um projeto inovador e de real importância para valorização de suas origens e resgate de suas tradições. Lançará dentro de 30 dias a “Rota do Enxaimel”. Consistirá num percurso de 10 quilômetros em Vila Itoupava, onde os visitantes, a pé ou de bicicleta, poderão desfrutar de uma paisagem única no Brasil. São mais de 13 construções autênticas em enxaimel.

O prefeito Renato Vianna criou incentivos para o enxaimel, lindas construções em madeira e tijolo aparentes. A resposta comunitária está hoje refletida num cenário belíssimo que se transformou numa das marcas da cidade.

Proteger e valorizar o patrimônio cultural é dever das autoridades e obrigação de todos os cidadãos. De todas as etnias e em todos os cantos do Estado.

Fonte:Diário Catarinense(29/07/2010)

Nenhum comentário: