*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Universidade Católica,por Milton Wendel

Podemos dormir tranquilos. Há uma irmandade de bons joinvilenses lutando pelo nosso bem-estar. A última ação destes nossos "defensores da cidade" é ensinar à Universidade Católica um pouco de arquitetura e urbanismo. É sabido que Joinville é um pólo de urbanismo. Basta ver a cidade para perceber isso. Joinville é uma aula de urbanismo!!!

Aconteceu que a Católica (Pontifícia Universidade Católica) alugou o imóvel onde era a Cia Wetzel. O terreno tem uns 10 mil metros quadrados, duas frentes (ruas Felipe Schmidt e Visconde de Taunay), fica próximo de hospital, terminal de ônibus, bombeiro, as ruas são asfaltadas, têm meio fio, iluminação pública, enfim, é um imóvel que dispõe de todas benfeitorias urbanas e estava subutilizado. Imóvel nobre, merecia uma finalidade digna. Presentão para Joinville.

Só que o nossos defensores da cidade descobriram que o lugar não é adequado para a Católica. Segundo eles, a Católica deveria procurar um outro lugar para se instalar. Alí ela vai causar congestionamentos e atrapalhar os bares da "Via Gastronômica". Que sorte teve a Católica, ao vir se instalar em Joinville. Já recebeu uma aula, da parte dos nossos gloriosos urbanistas, de onde se deve instalar uma universidade. E já aprendeu que, por aqui, é mais importante uma sequência de barzinhos "chiques" do que uma escola. Que sorte a da Católica, vir aprender urbanismo em Joinville.

Podemos dormir tranquilos. Temos sábios por aqui e este sábios têm disposição e boa vontade para defender o que é certo e o que é bom para nós. Só não entendi por que os nossos "super urbanistas" não disseram nada quando, na primavera passada, a prefeitura arrancou as árvores da rua XV, em plena primavera. E também não entendo por que estes ilustres e nobilíssimos arquitetos não falam nada sobre a fortuna que foi enterrada naquele brejo da Curva do Arroz. E também não entendo por que não se diz a verdade sobre o aeroporto: que ele está bom assim e não precisa ser ampliado porque o dano ambiental que a ampliação acarreta é maior do que a hipotética situação de termos que receber cargueiros Boeing 747 e Yliushins.

Esses nossos "super mans" são meio esquisitos. Eles só aparecem de vez em quando. Só quando há um interesse localizado aqui, uma corneta para tocar ali. Talvez por causa disso as pessoas más encontrem ocasião de estragar a cidade. É quando estes nossos "super urbanistas" não estão atentos. Daí é que alguém consegue abrir um bar, um hospital infantil, um shopping center ou até -imagine- uma escola.

Eu devo ser um péssimo joinvilense porque tenho vontade de gritar bem alto: "Valeu Católica! Grande! Foi um presentão para Joinville! Muito obrigado! Obrigado mesmo!"

Nenhum comentário: