*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CARTA AOS FUMANTES Respeito aos não fumantes


Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.

Então, você ainda se lembra do dia em que colocou o primeiro cigarro na boca? Você não nasceu fumando e não precisa morrer por causa do cigarro!

Perdoem minha insistência em ser chato. Sabe o que o cigarro disse para o fumante?
-“Hoje você me acende, amanhã eu te apago”.

Lamento que alguns fumantes tenham ficado “zangados” com a Lei nº6775, que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco. Esta lei estabelece normas de proteção à saúde proibindo em ambientes de uso coletivo, público ou privado, o consumo de qualquer produto fumígeno.

No espírito da lei está a lógica pedagógica da preservação da saúde. É o seu sacrifício, como fumante, em prol do bem estar dos não fumantes.

Não sou eu quem apresenta os argumentos científicos contra o tabaco. A Organização Mundial da Saúde mostra o estrago que o fumo faz. A própria advertência nas carteiras de cigarro é um alerta suficiente. Sei que podemos conviver pacificamente respeitando o que a lei determina. Como em outras cidades onde a lei entrou em vigor, a experiência é positiva. Em Joinville juntos fumantes e não fumantes vamos dissipar a “fumaça” do desentendimento, da discórdia do confronto, todos juntos em favor da vida.

Com estima e respeito

Vereador Osmari Fritz

Nenhum comentário: