*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SÓ MOBILIZAÇÃO VAI REVERTER O CAOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE SC

A reunião do Conselho Deliberativo do SINTE foi realizado no último sábado (12/09), em Florianópolis, com o encontro da maior parte dos conselheiros; apenas duas regionais ficaram ausentes. Mais de 100 pessoas compareceram ao encontro, apesar do mal tempo registrado em todo o estado. Os representantes das regionais debateram a pauta, que tinha como principal eixo o fortalecimento da mobilização da categoria para garantir seus direitos.
Foi consenso a realização da assembleia estadual da categoria para o dia 01 de outubro, na capital catarinense, como também as pressões para que o Governo LHS marque audiência com os trabalhadores em Educação. Ficou definido que no dia 01 de outubro, após a assembleia, haverá um ato público para mostrar à população catarinense a indignação do magistério diante de um governo que administra uma das mais importantes pastas da administração estadual, como é a Educação, de costas para o magistério.
Foi encaminhado também a realização de audiências públicas para debater a municipalização do ensino fundamental, manifestações, protestos para mostrar à comunidade em geral o descaso do Governo com a Educação pública, gratuita e de qualidade. É o momento de todos irem às ruas, ocupar todos os espaços possíveis para denunciar o sucateamento da escola pública promovida pelo Governo LHS. As regionais devem procurar prefeitos, vereadores, secretários municipais, deputados estaduais e alunos e pais de aluno para intergrá-los na luta pela defesa da educação pública na rede estadual de Santa Catarina.
É preciso desmascarar um Governo que age com descaso e com autoritarismo na rotina das escolas. Na semana passada, a responsável pelo SRH da SED encaminhou e-mail aos assistentes de Educação com forte conotação de assédio moral. Após alguns alertas sobre a responsabilidade destes trabalhadores, ela finaliza o mailing com uma ameaça: “Antes que chore a minha mãe, chore a de vocês”. Este linguajar e comportamento não é digno de um trabalhador na Educação. É lamentável que pessoas assim, assum um cargo relevante dentro da Educação catarinense! Essa conduta era comum nos tempos da ditadura e não se adequa aos dias de hoje.
Diante destas situações, é necessário que todos fiquem mobilizados para arrancarmos audiência com o secretário Bauer e levar à mesa de negociação a realidade das escolas públicas; a implantação imediata do Piso Nacional, a antecipação imediata das parcelas de incorporação do abono para 2010; exigir a discussão do abono das faltas da greve de 2008; defender a extensão da complementação do Piso Salarial do Magistério para todos o profissionais da Educação, respeitando a tabela salarial e rumo ao Piso defendido pelo Dieese.
É urgente retomar a luta do pagamento do vale-alimentação com os mesmos valores pagos aos demais servidores; lutar contra a municipalização, defender o emprego dos ACTs, das serventes e merendeiras; lutar contra a reposição dos dias parados em razão da Gripe A. A luta deve ser legitimada com a presença maciça do magistério e de toda a comunidade escolar. Vamos lutar juntos contra a intransigência e desmando de LHS e Bauer.
Outro ponto encaminhado foi em relação às constantes violências (física e moral) contra os trabalhadores em Educação. A direção do SINTE vai realizar estudo para viabilizar pesquisa em todas as escolas da rede para identificar os casos de agressão e as condições de trabalho da categoria. As regionais devem colher depoimentos e encaminhar ao SINTE para a elaboração de documento denunciando a fragilidade das relações dentro da comunidade escolar.
Ontem, dia 16/09, mais de mil trabalhadores em Educação de todo o país participaram, em Brasília, do “Dia Nacional de Luta pelo Piso do Magistério”, um protesto pela não aplicação do Piso. O ato começou às 12h, com concentração no Senado Federal, seguido de protestos na frente do STF; às 17h, a direção da CNTE foi recebida em audiência pelo ministro Fernando Haddad.

Fonte:
Executiva estadual do Sinte/SC(16/09/2009)


Nenhum comentário: