*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Caxias na "Terceirinha"

O Caxias voltou ao futebol profissional disputando a terceira divisão do Campeonato Catarinense, a chamada "Terceirinha". É uma divisão em que os clubes trabalham para plantar os alicerces que viabilizarão as participações nas divisões superiores. A "Terceirinha" não é um ônus, é uma oportunidade de estruturar o clube, criar os alicerces de um clube sustentável. Alguns ainda não têm nem estádio próprio e fazem mando itinerante de seus jogos. Outros, como o Oeste de Chapecó e o Caxias de Joinville, têm o privilégio de mandar seus jogos em grandes templos do futebol como os estádios Indio Condá e Ernesto Schlemm Sobrinho. Os elencos são formados por jogadores jovens que estão conquistando o primeiro emprego como profissionais.

Mas o que são os alicerces de um clube sustentável que possa disputar competitivamente qualquer nível de futebol profissional, sem acabar num grande desastre? Erra quem pensa que sejam coisas como um grande estádio, patrocínios milionários ou craques contratados a peso de ouro. São coisas bem mais básicas (e até mais difíceis de estruturar): um bom gramado, um elenco de jovens sérios e motivados, um estádio compatível, comissão técnica, rouparia, refeitório, torcida, coisas que se não existirem acabam causando o fracasso inevitável.

O Caxias está trilhando com realismo e sobriedade esta fase fundamental do futebol profissional. O campo do Caxias, com dimensões de Mineirão e de Beira-Rio, está com o gramado impecável. O elenco é formado por uma garotada motivada e séria. O estádio Ernestão foi reaberto com capacidade para 2500 espectadores acomodados em arquibancada elevada e coberta - um requinte para qualquer divisão do futebol brasileiro.

Claro que nós, torcedores do Caxias, queremos levantar a taça da Terceirinha de 2010. Será o título do aniversário dos 90 anos do Caxias. Esperamos que nosso time seja o melhor dentro das quatro linhas, vença com méritos e conquiste a taça. Mas duas outras vitórias o Caxias já conquistou neste ano de 2010: elevou o gabarito das competições da Federação Catarinense de Futebol e trouxe de volta a Joinville o futebol praticado em gramado de grandes dimensões e de boa qualidade.

Milton Wendel

Nenhum comentário: