*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

sábado, 10 de outubro de 2009

PROJETOS FERROVIÁRIOS EM SANTA CATARINA

Estrada de Ferro Blumenau a Rio Negro - 1898


A Lei 354 de 7 de outubro de 1898 concedeu o privilégio de noventa anos para A. W. Sellin construir uma ferrovia partindo de Aquidaban, no município de Blumenau, atravessasse o Rio Itajaí-Açú e o Vale do Rio Itajaí do Norte em direção ao Rio Negro, nas proximidades de onde hoje se situa a cidade de Canoinhas. Sellin também tinha preferência para construir um prolongamento até a cidade de Porto União.

Como em todas as concessões, a garantia de juros era de 6%, sobre um capital de trinta contos de réis por quilômetro com direito a explorar vinte quilômetros de cada lado da ferrovia. Poderiam ser exploradas as terras para colonização, a madeira e os minerais encontrados na zona percorrida pela ferrovia (SANTA CATARINA, 1899).

Em 1904, foi editada a Lei 225 de 26 de setembro de 1904, que transferiu a concessão para Harry H. Von Skinner. Mais tarde foi também concedido o privilégio para estender os trilhos até a EFSPRG e um ramal para Brusque. Desse projeto veio a ser concretizado apenas o trecho entre Blumenau e Hansa, com 69,7 quilômetros, denominada Estrada de Ferro Santa Catarina (SANTA CATARINA, 1910).

Fonte:www.coracional.com


Nenhum comentário: