*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dois nomes e uma prévia

A reunião de 80 lideranças do PMDB catarinense na noite do dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida, trouxe à tona a falta de sintonia que ameaça o partido que comanda o Estado. Os peemedebistas presentes ao encontro decidiram pela realização de prévias, ainda sem data marcada, para a escolha de seu candidato ao governo.

O dado revelado da falta de sintonia é que o maior nome do partido, condutor do processo sucessório em 2010 – o governador Luiz Henrique da Silveira –, estava do outro lado do planeta, em missão à Rússia. A ideia é que as prévias definam quem será o candidato peemedebista ao governo do Estado. Dois nomes são hoje citados como pré-candidatos: o presidente estadual, ex-governador Eduardo Pinho Moreira, e o prefeito da Capital, Dário Berger.

Ontem, em Brasília, Pinho Moreira classificou a reunião como produtiva. Entende que a proposta, que foi apresentada pelo senador Neuto De Conto (PMDB), é oportuna. Com apenas um candidato, o partido ficaria em condições de igualdade com seus parceiros de governo, o DEM e PSDB, que já apresentam como pré-candidatos Raimundo Colombo e Leonel Pavan.

– Enquanto não se definir um nome, ficamos atrás – afirmou Moreira.

As reações foram diversas. O líder do governo na Assembleia, deputado Elizeu Mattos, não participou da reunião – e reclamou das condições em que houve a decisão.

– Não consigo entender essa prévia, parece um tiro no pé. Há de fato um nome no partido, que é Eduardo Pinho Moreira. O Dário não se colocou como candidato. E seria preciso consultar nosso líder maior, que é o governador Luiz Henrique – afirmou o parlamentar.

De acordo com o secretário-geral do PMDB, deputado estadual Renato Hinnig, ainda não está definido como serão promovidas as prévias. A intenção é que tudo esteja pronto até o dia 12 de novembro, quando ocorre a convenção estadual. Os nomes que desejariam concorrer ao governo pelo partido teriam que registrar seu nome até o dia 15 de novembro.

– Essa é a proposta, mas nada está definido ainda pela executiva – explica Hinnig.

O ex-governador Casildo Maldaner, presidente de honra da legenda em Santa Catarina, entende que a prévia trará uma situação interessante para o partido, já que estará unido em torno de um nome.

– Minha posição é que cada um tem que buscar o seu nome, e as prévias vão indicar qual será este nome. Lá pra frente, depois do Carnaval, será a hora de buscar o entendimento dentro do projeto de governo que estamos construindo com os parceiros da aliança – opinou.

rene.muller@diario.com.br (14/10/2009)

Nenhum comentário: