*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Figueiras do Cachoeira,por Milton Wendel


Há tempo vem ocorrendo esta polêmica em torno das figueiras do "trecho Lepper" da Beira-rio, em Joinville.A mais esquisita posição é de quem defende que todas as figueiras sejam cortadas porque elas põem em risco o tubo de gás que passa por ali. Difícil aceitar que seja preciso cortar árvores que estejam a cem metros de uma tubulação de gás, para evitar um risco de acidente. Se for assim, todas as tubulações de gás terão que ser revistas, no Brasil inteiro.
Há o risco iminente de uma ação insensata, inadequada. Parece que tem gente afiando a moto- serras para fazer um serviço para a Prefeitura. Mas o biólogo Alexandre Venson Grose, do Instituto Viva o Cachoeira,apresentou uma solução sensata. Ele recomenda cortar algumas das figueiras, as que estiverem mais inconvenientes,e iniciar no lugar uma reposição de flora nativa. Sem stress, sem gastos exorbitantes. Simples, sóbrio, brilhante.
Só resta esperar que a prefeitura saiba distinguir entre a sobriedade e o delírio da obra pública faraônica. Vamos aguardar.

Nenhum comentário: