*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A paciência e o tempo,por Nagib Anderáos Neto

A paciência inteligente contrapõe-se à espera passiva. Esperar por esperar não tem nenhum sentido. É sempre possível realizar algo útil enquanto se espera.
A irritação, como tantas outras reações do temperamento humano, é uma grande perda de tempo. O impaciente está sempre com pressa e se irrita com a menor espera.
Todos vivemos muito apressados, pressionados por compromissos e horários, numa louca e absurda carreira que chega a comprometer nossa saúde física e psicológica. Ao fazer tudo com pressa, desesperadamente, a qualidade do que se realiza fica muito comprometida; a correria leva ao automatismo, à desatenção, ao desprezo pelos detalhes que mereceriam um olhar mais detido, mais cuidadoso. É como se as pessoas corressem, constantemente, atrás de um futuro que não chega nunca, como se almejassem um final sobre o qual se precipitassem sem saber qual seria este fim.
Há um ditado popular que diz ser a pressa inimiga da perfeição; não exageremos, não pretendamos atingir a perfeição; pretendamos, sim, aperfeiçoar tudo o que façamos; e para isto, a pressa é uma grande inimiga. A perfeição seria um objetivo estático que, depois de alcançado, talvez se transformasse em algo monótono, enquanto que o aperfeiçoamento constante seria um movimento progressivo, inteligente e infinito. O fascínio pela conquista de um objetivo poderia levar a uma correria que nos impedisse vislumbrar ou apreciar, no decorrer do caminho, as belezas dos lugares por onde vamos passando. Portanto, seria inteligente a construção de objetivos móveis, e, ao caminhar em sua direção, apreciar as paisagens da viagem. E ter também presente que todo objetivo criado deveria substanciar dois grandes ideais: ser-nos útil e a quantos conosco convivam. Da inteligência dos objetivos criados no transcurso de nossa vida dependerão os momentos felizes que possamos viver. Objetivos mal formulados poderão fazer com que o caminho para alcançá-los seja espinhoso, dolorido, sofrido.
A vida é feita de espera; tudo tem o seu tempo: os dias, as noites, as estações do ano, a gestação de um ser, de um pensamento, de uma idéia. Em qualquer sala-de-espera podemos pensar na própria vida, em como mudá-la para melhor, recordar um amigo que não se vê há muito tempo, alguma alegria que ficou perdida no passado. O tempo de espera pode transformar-se em algo útil. Saber esperar é sinônimo de saber viver. Alguém, no futuro, estará nos esperando e perguntará o que fizemos de nossas vidas, o que buscamos, o que realizamos; se tivermos conseguido ser inteligentemente pacientes em nossa trajetória, certamente teremos uma resposta satisfatória.
A fuga do tempo existe para quem não consegue retê-lo e multiplicá-lo. Neste caso, os ponteiros do relógio representam uma tortura constante. Não há tempo suficiente para o cumprimento dos compromissos e das obrigações. O tempo passa rapidamente e escraviza a pessoa que julga que ele seja dinheiro e, como tal, sempre lhe falte. Os dias que se sucedem monotonamente são noites mentais, pedaços de vida que se desprendem da pessoa deixando o saldo do vazio interior, a sensação de inutilidade, o esquecimento, o temor pela morte que caminha em sua direção a passos largos.
A vida do ser humano é repleta de planos, sonhos, espera. Chegamos a Terra sabendo muito pouco sobre a vida e seu significado. Outras pessoas imaginam o nosso futuro, planejam por nós, e seguimos os sonhos alheios. Um dia descobrimos que podemos sonhar por nós mesmos; que somos capazes de realizar por nossa própria conta.
Nada é tão fácil na vida como no mundo ilusório das telenovelas, dos esportistas e artistas de sucesso. No mundo real, no dos lutadores e heróis do dia-a-dia, nada se consegue magicamente. Ali as armas pessoais são poucas. Há, no entanto, uma arma mágica que poderá transformar em fáceis os planos aparentemente difíceis. Essa arma chama-se paciência.
Ser paciente como o sol que ilumina a Terra a cada dia; como a Natureza que luta contra as agressões humanas; como a mãe que espera o tempo certo pelo fruto de sua gestação; como a semente que chegará um dia a florir.
O equívoco da paciência é a passividade. A nossa paciência deve ser diferente: enquanto esperamos, lutemos e trabalhemos pelo objeto de nosso sonho. Esta é a paciência que Deus nos ensina através das manifestações da Natureza. O tempo de vida do ser humano pode transcender a mensuração limitada das horas, dos dias e dos anos que se sucederam na trajetória definida entre o instante do nascimento e a transição para a morte. Esta ampliação do próprio tempo é uma conseqüência da ampliação da vida mental, a vida verdadeira. Nesta esfera pode-se viver muito ou pouco, dependendo dos conhecimentos que se tenha.(Continua...)

Nenhum comentário: