*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

quinta-feira, 11 de março de 2010

Ractopamina, o que é isso???

- O cloridrato de ractopamina é um promotor do crescimento de suínos vivos, com uso liberado no Brasil e nos EUA, mas vetado na União Europeia.
- Embora ainda não existam estudos aprofundados, não há registro de que a substância possa fazer mal à saúde de seres humanos que ingerem suínos tratados com ractopamina.
- No Brasil, o uso foi liberado em 1996, mas, em SC, a ganhou intensidade há quatro anos, segundo a ACCS.
- Estudos brasileiros apontam para acréscimo na quantidade de carne nos cortes em virtude da adição da ractopamina na ração.
- Constataram-se incrementos médios de carne expressivos no pernil (1,88kg), carré (0,92kg), barriga (0,96kg) e paleta (0,75kg) e aumento médio no peso vivo (4,53kg) e percentual de carne magra (3,57%) com a adição de 5mg/kg do aditivo na ração.
Fonte: Suinocultura Industrial

3 comentários:

valdir disse...

Mas não é em todos os países que este produto é aceito. A Rússia restringiu as importações de carne contaminadas com ractopamina. conforme a fonte

http://correiodobrasil.com.br/russia-restringe-importacao-de-carne-dos-eua/556736/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=b20121209

rjbrokers disse...

Comemos carne animal que contém traços desse produto, e nós também enfrentamos um sobrepeso geral linear na sociedade... Correlação?

Juliano Carvalho Bueno disse...

Faz sentido o aumento da obesidade nesse caso.