*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Agora a segunda reportagem

JARDIM IRIRIÚ: Moradias sofrem com cheias

Dinilson Vieira
dinilson@gazetadejoinville.com.br
O maior desafio da Prefeitura de Joinville para melhorar a qualidade de vida no Jardim Iririú, que tem cerca de 22 mil habitantes, é apontar possíveis soluções para os cerca de mil domicílios, de um total de cinco mil do bairro, situados abaixo do nível de ruas e que sofrem em dias de chuva forte. Quando o céu começa a escurecer, sinalizando que vai cair água, moradores já começam a levantar móveis e eletrodomésticos para evitar maiores prejuízos, pois sabem que as enchentes são inevitáveis.

O problema aumenta se a chuva coincidir com a maré alta no mangue que faz ligação com a lagoa do Saguaçu e cerca boa parte do bairro. Com a maré subindo, a rede de água pluvial não tem a força de gravidade mínima para fazer o despejo no mangue. Com isso, a água retorna às casas pela própria tubulação. Uma das estratégias adotadas por algumas famílias foi criar barreiras nos portões e instalar bombas que transferem a água de quintais para a rua.

“É um problema difícil de ser resolvido e depende menos da Prefeitura e mais dos moradores, que precisam investir para levantar as casas acima do nível das ruas”, diz Celito Alves, secretário regional do Comasa, unidade administrativa municipal que cuida do Jardim Iririú. Em uma recente chuva forte, a casa 1.862 da rua Tabatinga, localizada a mais de 500 metros do mangue, teve a água subindo quase um metro nas paredes.

Fonte: Gazeta de Joinville(21/01/2010)

Nenhum comentário: