*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

domingo, 23 de agosto de 2009

KGB

Na União Soviética, a idéia marxista de "ditadura do proletariado" foi, durante muito tempo, sinônimo de terrorismo e controle político. A organização clandestina conhecida como KGB foi criada por Lênin em defesa da Revolução.

As superpotências espionam-se há anos através de organizações de informações. A KGB é o serviço secreto da União Soviética. É uma gigantesca organização envolvida em todas as áreas da sociedade soviética, com papel preponderante em assuntos estrangeiros. A KGB teve também importante papel na proliferação de armas que caracterizou as relações Ocidente-Leste Europeu até o final da década de 80.

Em outubro de 1917, os bolcheviques sobem ao poder na Rússia. Logo depois, Lênin cria no novo regime uma temida polícia secreta - a Cheka. Seu primeiro diretor, Féliks Dzerzhinsky, inicia uma fase de terror, com expurgos e execuções.

Com o apoio de Lênin, a Cheka reprime qualquer sinal de atividade contra-revolucionária. Dez mil oponentes políticos são mortos, e milhares de fazendeiros ricos são enviados para campos de trabalhos forçados.

O regime cria também uma imensa rede de informações do exterior.

No final da década de 30, Stalin encarrega a polícia secreta de fazer um expurgo em massa no partido, quando são mortas cerca de três milhões de pessoas. Até Trotsky, o criador do Exército Vermelho, que foi forçado a exilar-se no México, é assassinado por um membro da impiedosa organização, conhecida então como NKVD. Em 1938, Stalin entrega a NKVD para Lavrenti Beria, o chefe mais cruel que o serviço secreto soviético já conheceu. Beria comanda um exército secreto de quinhentos mil homens. Seus campos de concentração e prisões abrigam um milhão e duzentos mil prisioneiros. Aproveitando-se da morte de Stalin, Beria tenta controlar o partido. Seis meses depois, é preso e executado sem julgamento. Sua biografia é retirada da grande enciclopédia soviética e substituída por um artigo sobre o Estreito de Bering. Khruschev denuncia os crimes de Stalin, reestrutura a NKVD, já chamada KGB, e restringe seu poder. Mas, na verdade nada muda. Sob as ordens de Brejnev e Kossygin, a KGB readquire seu fantástico poder sobre a sociedade e o governo. Os dois chefes de Estado seguintes da União Soviética são oriundos da KGB : Yuri Andropov, que foi seu chefe supremo, e Mikhail Gorbachov, que foi durante anos diretor do departamento de desinformação. A partir do verão de 1989, o modelo comunista foi desafiado por todos os países da Europa Oriental. Gorbachov reduziu os poderes da KGB para democratizar o regime e tentar eliminar a cultura clandestina do medo.
Fonte:WWW.TVCULTURA.COM.BR

Nenhum comentário: