*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

terça-feira, 2 de março de 2010

Egiptomania no Programa Museus e Mesa sobre Egiptomania

Prezados(as) amigos(as),

No último final de semana o programa Museus, do canal Paraná Educativa, exibiu uma matéria sobre a exposição Egitomania que está no Museu Egípcio e Rosacruz de Curitiba. Na mostra estão peças que pertencem ao nosso museu e painéis com as pesquisas realizadas no país pelo projeto Egiptomania no Brasil, séculos XIX, XX e XXI, que é coordenado pela Profa. Dr. Margaret Bakos da PUCRS.
Para assistir basta acessar o link: http://www.origens.com.br/#id=876
A matéria começa aos 13 minutos e 50 segundos.
A exposição fica até maio e no dia 20 de março haverá uma mesa redonda, conforme as seguintes informações:

Mesa Redonda “Egiptomania: o Egito na fronteira da ciência e da imaginação”
Data: 20 de março.
Horário: 15h00.
Sinopse: Realizar-se-á, com esta mesa, reflexões de cunho teórico metodológico acerca de pesquisa sobre a presença de motivos egipcianizantes na arte, na arquitetura e no cotidiano dos brasileiros. Questiona-se, portanto, a ancoragem em valores cultivados por uma memória coletiva dessas apropriações. Se, de um lado, nesta ótica, elas podem significar apenas simples repetições, de outro, elas também são criações originais, pois apresentam mudanças e transformações nos vestígios do passado, de inúmeras e peculiares formas, relacionadas ao tempo e contexto de sua gênese.
Temas e palestrantes: “História da Egiptomania no Brasil (Séculos XIX, XX e XXI)” - Profª Dra. Margaret Marchiori Bakos (PUCRS); “Pirâmides do Antigo Egito: Imagens no Cotidiano Brasileiro (Séculos XX e XXI)” - Ana Paula de Andrade Lima de Jesus; “A Egiptomania Presente em Charges da Imprensa Brasileira Através da Figura da Esfinge (Séculos XX e XXI)” - Karine Lima da Costa e “Cleópatra: A Construção de um Mito” - Gregory da Silva Balthazar.

Neste ano o Museu Egípcio de Curitiba comemora 20 anos, por favor, ajudem a divulgar.
Abraços,
Moacir

Nenhum comentário: