Fora dos trilhos
Cronograma de quatro projetos está atrasado em Santa Catarina
O cronograma para implantação de quatro ferrovias de SC, incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está atrasado, apesar de serem importantes e urgentes para o Estado porque facilitarão o escoamento da produção agrícola e industrial.O caso dos dois contornos ferroviários, em Joinville e em São Francisco do Sul, no Norte, representaria a retirada dos trens de dentro das cidades, que causam transtornos e acidentes. Estas obras já começaram, mas na data em que deveriam estar prontas. Os projetos das ferrovia Litorânea, que ligará Imbituba, no Sul, a Araquari, no Norte; e da ferrovia Leste-Oeste, entre Itajaí e Chapecó, também estão atrasados conforme prazo do governo federal.
A situação mais crítica é na ferrovia Leste-Oeste, conhecida como a ferrovia do Frango, pela influência no escoamento do produto mais exportado no Estado. Empresários do Oeste esperam há anos para transportar a produção pelos trilhos. Mas pelo último balanço do PAC, que a classificou como prioridade muito baixa, a espera vai continuar. A licitação para o projeto executivo deveria ter sido lançada em setembro de 2009. Mas o processo ocorrerá no próximo mês.
O anúncio de que o traçado seria ampliado até Dionísio Cerqueira, foi feito há um ano. Mas o edital de licitação para o estudo do impacto ambiental deveria ter sido feito em agosto de 2009, maisfoi publicado há dez dias. De acordo com o Dnit, a demora ocorreu por causa da mudança no projeto.
A ferrovia Litorânea, que interligará os portos, também está atrasada. A previsão era para 2011. Serão 235 quilômetros entre Imbituba e Araquari, com a incorporação da ferrovia Tereza Cristina (entre Criciúma e Imbituba) ao sistema ferroviário nacional. O estudo de viabilidade ficou pronto em 2002. O edital de licitação do projeto deveria ser lançado em dezembro de 2007. Até agora, o projeto não ficou pronto.
Sobre os atrasos, o Dnit explica que o prazo poderá ser prorrogado se for preciso aprimorar os estudos. A partir daí, estimam-se mais três anos para executar a obra. Cronograma de quatro projetos está atrasado em Santa Catarina
A ferrovia do Frango, que ligará Itajaí a Chapecó e terá 700 km tinha um investimento previsto de R$ 5 milhões. Como o projeto não está pronto, ainda não há uma definição para data de conclusão.
A ferrovia Litorânea, que ligará o Sul ao Norte do Estado, terá 500 km. O investimento previsto era de R$ 20 milhões. O projeto ainda está sendo elaborado e o tempo estimado da obra é de três anos.
Das quatro ferrovias de SC incluídas no PAC, o contorno de São Francisco é o único que contém o selo amarelo do governo federal, que exige atenção no acompanhamento da obra.
Fonte:Jornal A Notícia(08/08/2010)
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