*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

sábado, 21 de agosto de 2010

CORREDORES DE ÔNIBUS, MESMO

Como o metrô de superfície e os veículos leves sobre trilhos (VLTs) são considerados pelo Ippuj projetos para um futuro relativamente distante, os corredores de ônibus são a intervenção em estudo no instituto. Mas não aquelas vias mais ou menos exclusivas, como há na João Colin e na Blumenau. É via segregada mesmo, só para o ônibus. Seria um complemento do Eixo Norte-Sul, entre a UFSC e os campus da Univille/Udesc. Os corredores de ônibus seriam instalados no bairro Itaum, onde hoje está o traçado do trem. Claro que tal obra só seria possível após a conclusão do contorno ferroviário, o que deve acontecer até o final de 2011. O governo federal tem também de ceder a área desocupada. Por fim, a grana. O corredor de ônibus faz parte do Eixo Norte-Sul, orçado em quase R$ 100 milhões (ciclovias, quatro elevados, duplicação da Santos Dumont etc.). Na área central, depois da São Paulo e em direção à Beira-rio e Santos Dumont, os corredores seriam mais simples, semelhantes ao existente na Blumenau – mas poderiam contar com avanços, como estações tubulares etc. Há projetos básicos e executivos para boa parte do Eixo. No caso de uso da linha de trem, os estudos ainda não são conclusivos. Enfim, é o que há de mais grandioso em mobilidade urbana em estudo no Ippuj.

Fonte:Jornal A Notícia,Coluna do Jefferson Saavedra(22/08/2010)

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