*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Manifesto sobre o fechamento do Museu da Bicicleta (MUBI)

Excelentíssimo Prefeito,

O Movimento Pedala Joinville reuniu-se no dia 04 de agosto de 2010 com o ilustríssimo Sr. Silvestre Ferreira, Presidente da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), com a ilustríssima Sra. Elizabete Tamanini, Gerente de Patrimônio Cultural e outros três membros da equipe, para esclarecimentos a respeito do fechamento do Museu da Bicicleta de Joinville (MUBI). Na reunião fomos informados de que o MUBI foi fechado por não estar em situação regular de acordo com as regras do Sistema Nacional de Museu (na realidade o problema principal é o Valter não ter uma entidade que possa receber recursos da Prefeitura) e também porque a Fundação Cultural necessitava da área física ocupado pelo MUBI para a criação de um espaço de memória (Memorial do Transporte) no futuro Parque da Estação. A Fundação Cultural propôs então que algumas bicicletas do acervo sejam expostas nesse Memorial dos Transportes. O Movimento Pedala Joinville não concordou com essa proposta pelos seguintes motivos:

  • Somos a "Cidade das Bicicletas". Por isso faz todo sentido termos um Museu exclusivo de Bicicletas;

  • O Museu da Bicicleta de Joinville é o único do gênero em toda a América Latina. Ao digitar no Google "Museu da Bicicleta" aparecerão inúmeras reportagens, citações e elogios ao MUBI. Já tivemos muitos visitantes em Joinville que vieram à cidade exclusivamente para conhecer esse Museu; Com certeza existem muitas cidades brasileiras que levariam o Museu de Joinville e investiriam pesado para ter o privilégio de serem referência nacional. Em Santos por exemplo estão planejando também a instalação de um Museu da Bicicleta e citam o MUBI como sua inspiração;

  • O Movimento Pedala Joinville vem trabalhando para recuperar a cultura do uso da bicicleta e ter um Museu contando a história do uso da bicicleta é de muita importância para o Movimento;

  • Temos recebido mensagens de apoio de toda a sociedade joinvilense. Para citar apenas alguns exemplos: reitores, funcionários de áreas diversas da própria prefeitura, políticos, empresários. São muitas também as mensagens recebidas de todo o Brasil. Todos estão indignados com a decisão da Fundação Cultural;

  • Temos informações da disponibilidade de espaço físico no futuro Parque da Estação para contemplar simultaneamente o Museu da Bicicleta e os demais espaços de memória.

A Fundação Cultural propõe a criação de uma comissão composta por membros da equipe técnica da própria Fundação e por integrantes do Movimento Pedala Joinville para encontrar uma solução para o problema do MUBI.

Com base nessas informações o Movimento Pedala Joinville solicita a colaboração do Excelentíssimo Prefeito para:

a)Manter o espaço físico no Parque da Estação para reabrir o Museu da Bicicleta de Joinville; tendo em vista que o MUBI somaria com a pretendida mostra dos Transportes planejada pela Fundação Cultural.

b)Buscar verbas para a regularização e manutenção do Museu da Bicicleta de Joinville;

A perda do Museu da Bicicleta é um retrocesso para a cultura de Joinville, e essa não é apenas a opinião do Pedala Joinville, mas a dos Joinvilenses. Nós estamos certos de que, com vontade política, Vossa Excelência pode consertar eventuais detalhes que faltam para manter e melhorar o Museu da Bicicleta, construindo assim mais um degrau para a cultura da bicicleta em Joinville.

Contamos com a ajuda de vossa excelência para que esse problema seja resolvido o mais breve possível.

Atenciosamente.

Wilson L. Guesser,vice-presidente
Dietmar E.B.Lilie,diretor técnico
Laércio Batista Junior,presidente


Nenhum comentário: