*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

domingo, 2 de agosto de 2009

MAÇONARIA - 178 ANOS EM SANTA CATARINA

A solenidade que comemorou os 178 anos da criação da Maçonaria em Santa Catarina e homenageou o seu patrono, Jerônimo Coelho, reuniu dezenas de pessoas no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa.

No evento foram homenageados com medalhas e certificados algumas entidades e pessoas que trabalham em prol das comunidades.

A data foi escolhida porque em julho de 1831, mais precisamente no dia 2, Jerônimo Coelho lançou o primeiro jornal do estado, na Capital, chamado “O Catharinense”, proclamando-o como “Sentinela da Liberdade”.

Segundo o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil em Santa Catarina, Jerônimo Coelho teve ajuda para dar início à imprensa no Estado. “Foram os maçons que doaram o prelo para que o jornal fosse rodado. A imprensa catarinense deve seu início à maçonaria”, disse.

O patrono da imprensa catarinense também fundou a primeira Loja Maçônica de Santa Catarina, denominada Concórdia. Um dos homenageados durante o evento, com a medalha Ordem de Mérito de Dom Pedro I, foi Ivo Bandeira Corte com 92 anos de idade dos quais 60 dedicados à maçonaria. “Esse evento me alegra muito, pois demonstra o reconhecimento por aqueles que trabalharam pela Maçonaria. Aprendi muito na Maçonaria, até mesmo o bom comportamento.” Todos os homenageados com esta honraria têm mais de 40 anos de Maçonaria.

Os deputados Gelson Merísio e Jean Kuhlmann, ambos do Democratas, foram agraciados com a medalha de Benemérito da Maçonaria Catarinense. “Mais que reconhecimento por aqueles que trabalham pelo povo de Santa Catarina, é um incentivo para que esses trabalhos sejam constantes em nossa jornada”, disse Merísio. Já o deputado Jean Kuhlmann destacou que a Maçonaria tem relevante significado para o estado. “Todo esforço daqueles que fazem um trabalho sincero pela sociedade catarinense está aqui. Estou lisonjeado por fazer parte disso.”
Fonte:Gazeta das Praias(02/08/2009)

Nenhum comentário: