*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

sábado, 18 de abril de 2015

Por que as pessoas gostam de se enganar...

É engraçado como o ser humano está sempre procurando uma desculpa para se ausentar de sua culpa, quer seja, de um sentimento que ele não conhece, daquilo que ele tem medo, ou simplesmente porque não consegue encarar a verdade de uma forma lógica e clara.
Criar fantasias, mentiras, expectativas e torná-las reais são um dos motivos mais comuns das pessoas para fazerem crer naquilo que estão diante de seus olhos, mas que elas próprias não conseguem acreditar.
Tentar suavizar, melhorar certas situações que não são assim tão cômodas; faz com ela utilize estes artifícios; ninguém consegue suportar sua própria fraqueza, somos egoístas demais para assumir tamanha culpa ou  responsabilidade, então, enganar a si mesmo é a maneira mais fácil de conviver com a realidade.
Sei que parece contraditório, mas é facilmente compreensível. 
EXEMPLO:
Sou fraco, mas não admito porque só os outros enxergam isso em mim e eu não.. Tenho certas duvidas sobre aquilo que eu quero e desejo, mas não posso ser culpado de fazer mal ou prejudicar alguém, então se eu der uma justificativa ao meu entender plausível, será mais fácil para a outra pessoa e pra mim… viu?! 
Você então cria um mecanismo de autodefesa..contra os outros e contra você mesmo, acreditando que desculpas e mentiras seriam adequadas para te proteger de possíveis constrangimentos.

Conselho pra quem gosta de se enganar:
Você pode enganar a si mesmo quantas vezes e pelo tempo que quiser, porém engana somente a si mesmo quando chegar o momento e você se der conta do erro já estará tarde demais para consertar o engano e aquele que está sendo traído, mesmo diante da decepção conseguirá superar tudo e sair sem culpas e mais experiente enquanto você será apenas mais um perdedor.

Liane Sousa.

Fonte: lianesousa.wordpress.com

Nenhum comentário: