*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

quinta-feira, 19 de julho de 2012

CHEGA DE MENTIRA NÉ!!!

O jornal Notícias do Dia, de Joinville, está sendo usado para propagar a noção errada de que o senador Luiz Henrique da Silveira seria o "pai" do Festival de Dança de Joinville. Isso é falso. A edição de hoje, 18/7, insiste em propagar esta inverdade. A História é um patrimônio cultural, preservar sua integridade é obrigação moral e cívica de todo cidadão em estado sóbrio.

O industrial Wittich Freitag (1922-1998) assumiu a Prefeitura de Joinville no início de 1983 com a proposta de saneá-la e reconduzi-la a padrões normais de funcionamento. O abacaxi herdado era grande. Teve êxito. Seu nome tornou-se um parâmetro em administração pública.

Funcionários públicos que com ele conviveram usam adjetivos como "austero" e "disciplinador" para caracterizá-lo. O símbolo de sua gestão era um carrinho de mão, o que talvez possa dar a entender a filosofia íntegra e sensata de seu trabalho.

Embora austero, Freitag teve a sensibilidade para entender as idéias quase fabulosas do professor de balé Carlos Tafur, que idealizava um festival de dança interagindo com a comunidade. A vocação executiva de Albertina Tuma foi a garantia para a execução daquele projeto grandioso.

Freitag ouviu, entendeu e apoiou o evento, que foi realizado já no primeiro ano de sua gestão, em 1983.

Nos anos seguintes o festival tornou-se o maior fenômeno social da história de Joinville. A comunidade envolveu-se, inclusive hospedando participantes, e a dança ganhou as ruas com uma intensidade ímpar na história geral.

Atualmente o Festival está diminuído, restrito a espaços confinados, encaixotado num modelo que poderia igualmente abrigar uma feira agropecuária ou uma amostra de aeromodelos.

Mas os pais, mães, padrinhos e madrinhas do Grande Festival que envolveu a comunidade e gerou imagens que comoveram o planeta, estes têm os méritos que não podemos permitir que sejam usurpados.
Milton Wendel
 
 

Um comentário:

Elena Toledo disse...

Thank you for joining my blog.

Have a wonderful day!!!

Elena