*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

quarta-feira, 23 de março de 2011

Concordo

19 de março de 2011

O AN.com.br recebeu a mensagem do internauta André Pagel Eidelwein, que faz um desabafo contra a falta de segurança para os ciclistas em Joinville. E contra a coincidência de dois eventos no mesmo dia e horário na Rua do Lazer. Este blog publica abaixo, na íntegra, a mensagem. Fica o convite para você ler e deixar opinião nos comentários deste blog.

Confira o comentário:

Quem pensa uma cidade? Quem organiza os eventos públicos de uma cidade? Quem libera os eventos em uma Cidade? Bom, em Joinville é a Prefeitura, representada pela CONURB, Policia Militar e demais órgãos ligados a área.

Sou Engenheiro Civil, Pai e Ciclista, logo é com este olhar que analiso Joinville. Quando estou andando de bicicleta com a minha filha “sobre a calçada do Batalhão”, e através do olhar,sou criticado pelas pessoas que caminham no local, olho para a ciclovia mal projetada logo ao meu lado e penso: Não vou arriscar a minha vida e a vida da minha família em um local mal projetado, onde diariamente os pneus dos carros colidem com as divisórias colocadas visivelmente de forma errada, entre a ciclovia e a pista de rolamento dos veículos.

Não é necessário comentar, mas todo o motorista que passa ao lado do Batalhão sofre com a grande quantidade de veículos, pistas estreitas, curva acentuada e os tachões de concreto logo ali ao lado. Só estamos aguardando um acidente.

Pior ainda aconteceu domingos passado, quando fomos para a Rua do Lazer, único local, por mais precário e improvisado que seja, para andar de bicicleta com minha filha durante o final de semana. Para a surpresa de todos, a cada 20 minutos, passando no meio das crianças e famílias da área destinada para pedestres, uma competição de bicicleta em alta velocidade.

Como ciclista pensei muito antes de escrever estas palavras, não sei se serei criticado pelos meus colegas de pedal, mas antes de ciclista, sou Cidadão de Joinville e Pai. Imaginem a situação: Seu filho de três anos andando de bicicleta em um local seguro, a uns 100 metros de você, quando derrepente no final da rua, sob o som de sirenes, vários carros e motos em alta velocidade, seguidos por dezenas de ciclistas, vindo na direção do seu filho.

Não é necessário falar mais nada para explicar o sentimento dos pais que estavam com suas famílias no local. Este tipo de erro não é admissível para o Administrador Publico, responsável por controlar e liberar este tipo de evento.

A Prefeitura, Conurb, Policia Militar, Guarda Municipal e Federação de Ciclismo deveriam estar mais atentos as conseqüências deste erro. Por que não cancelaram a Rua do Lazer neste dia? Por que não mudaram o trajeto da competição, pois logo do outro lado do Rio Cachoeira, a rua estava desocupada?

É claro que os envolvidos com o evento não perceberam a indignação de todos, mas passavam abaixo de vaias daqueles que tentavam utilizar o espaço. No momento que um pai mais exaltado não saiu do meio da rua, quando da chegada dos ciclistas a 50 Km/h ou mais, o mesmo foi retirado pela escolta policial de maneira grotesca.

Fica, então uma pergunta no ar: Quem estava invadindo o espaço de quem? A competição de “speed” ou o Usuário da Rua do Lazer.

Por que não fazer a prevenção antes que o acidente ocorra? Se os taxões de concreto não estão funcionando na ciclovia do Batalhão, por que ainda não foram retirados e a ciclovia reavaliada? Por que foram marcados dois eventos incompatíveis no mesmo local no mesmo dia?

Enfim todos têm uma certeza, quando ocorrer uma morte ou um acidente, não teremos responsáveis, será aquele “empurra-empurra” de responsabilidades, e talvez, quem sabe, os problemas sejam solucionados.



--

Marcello Dalla Vechia

...... __@
...._ \ >_
...(_)/ (_)

Vá de bike!

Nenhum comentário: