*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

domingo, 16 de setembro de 2012

Óptica e realismo na arte renascentista

Uma teoria muito divulgada afirma que pintores do século XV atingiram novo nível de realismo com a ajuda de lentes e espelhos. Mas descobertas recentes levantam dúvidas sobre essa hipótese 

Quando pensamos na grandiosa trajetória da pintura ocidental, observamos um fenômeno muito interessante no despertar do Renascimento.

Até cerca do ano de 1425, a maioria das imagens era bastante estilizada, até mesmo esquemática; mas, a partir de então, podem ser vistas pinturas que apresentam um realismo quase fotográfico. Por exemplo, O casamento de Arnolfini, pintado pelo mestre do início do Renascimento Jan van Eyck (1390?-1441), revela tridimensionalidade, presença, individualidade e profundidade psicológica não encontradas em obras anteriores.

Fonte: Portal uol

Um comentário:

Chá das Cinco disse...

Juliano,estou encantada com o teu blog.Os seus textos mostram o seu conhecimento e intelectualidade.
Gostei muito de tudo,fiquei.