*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

domingo, 14 de agosto de 2011

VLT, um bonde de luxo,por Darci de Matos*


Engarrafamentos de trânsito nas principais cidades do mundo são a maior evidência da falência do transporte individual como eficiente meio de deslocamento urbano. A saída mais viável seria a melhoria do transporte coletivo para que cada vez mais motoristas deixem seus veículos em casa ou em estações distantes do centro quando forem ao trabalho. Em Joinville este problema já é sentido com mais intensidade nos horários de pico e entendemos que a solução mais prática para solucioná-lo seria a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), também conhecido como metrô de superfície. Este “bonde de luxo” já é usado em várias cidades européias, de médio e grande porte, tais como Nice, Düsseldorf, Madri e Paris e tem a vantagem de não ficar segregado do trânsito de automóveis.

Como na cidade há um grande fluxo de passageiros entre as zonas Sul (moradias) e Norte (indústrias), o ideal seria que o primeiro trecho do VLT fosse implantado neste trajeto. O trecho poderia sair do campus da Univille pela rodovia Edgar Meister até a rua Otto Pfuetzenreuter, passando pelas fábricas Embraco e Busscar. Em seguida entraria à esquerda pela rua Almirante Jaceguay até a avenida Beira-rio, seguindo pela avenida Procópio Gomes. As linhas do VLT utilizariam o trecho da ferrovia, que deve ser desativado para o transporte de cargas, até o terminal urbano do Itaum e em seguida sairia na direção sul até encontrar a avenida Paulo Schroeder. Futuramente o ramal poderia ser ampliado até o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a ser construído às margens da BR-101.
Paralelamente a esta alternativa deveríamos incentivar o uso da bicicleta com a construção de novas ciclovias e ciclofaixas. Tal medida seguiria o modelo adotado por Paris, onde é muito usada. Além do mais, seriam necessárias novas avenidas para desafogar o trânsito. Entre elas a duplicação das ruas Ottokar Doerffel e Ministro Calógeras, abrindo espaço para a melhor circulação entre o centro e a BR-101.
São idéias iniciais que deverão ser discutidas junto com um plano de desenvolvimento urbano que visam encontrar uma maneira de integrar os vários tipos de modais de transporte urbano. Só assim evitaremos que o trânsito adquira transtornos tenebrosos como está acontecendo com São Paulo.

*Darci de Matos é deputado estadual


Um comentário:

Milton disse...

Além de não apresentar boas alternativas de transporte local, Joinville também não tem projetos de integração com as cidades vizinhas.