*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

domingo, 10 de julho de 2011

Professor fará parte do passado


Qual o problema da educação??? É simples de responder.A Igreja e a escola são instituições tradicionais.A primeira,consegue impor-se mantendo seus dogmas e tradições apesar de ser golpeada todos os dias pela mídia.A segunda,deixou de ser referência para a sociedade devido a pós-modernidade.Pós-modernidade que destruiu os pilares da educação.Políticos,psicólogos,jornalistas,empregadas domésticas,advogados,pedreiros, enfim todos,menos os professores, são consultados quando o assunto é educação.A influência da pós-modernidade dentro da educação,trouxe junto a acomodação.E a educação para ter sucesso precisa de esforço,não de facilidades.A escrita e a leitura que são as bases da educação,ficaram em segundo plano dentro da escola.O que vale agora é a inclusão,a socialização.A socialização claro que é necessária,mas é consequência,vem ao natural.A escola perdeu sua autonomia,está presa ao sistema.Infelizmente vivemos uma época que é indiferente a educação e a cultura(tudo é relativo).Quem serão as vítimas deste descaso??? Toda sociedade.Quem pode reverter essa situação??? A boa escola.Mas infelizmente,o sistema dominante não quer,apenas faz de conta.Por isso em pouco tempo,o professor será profissão do passado.Hoje o professor pede socorro.Amanhã serão os pais que pedirão.Aliás toda sociedade gritará por socorro em um futuro bem próximo.

2 comentários:

sergio duprat disse...

Nunca chegaremos a lugar algum e nem usufruiremos a tão sonhada qualidade de vida enquanto o ensino não for a atividade mais prestigiada da sociedade.
O volume de informação disponivel no monitor, dentro do quarto do aluno, contrasta com a lousa e a monotonia de dentro da sala de aula. Entendo que seja hora do ensino (professor) navegar junto com o aluno.

Sergio Duprat

suzete boschi disse...

Nossa Juliano agora que eu estava pensando em ser professora .....