*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

sexta-feira, 19 de março de 2010

Blog do Aldo Brasil...indica livro super 10!!!


Dizem que política e futebol são assuntos que não devem ser discutidos. A princípio, podemos concordar com isso, uma vez que esses temas são acompanhados de uma carga excessiva de sentimentos. Só que fugir de certas discussões pode ser uma forma de escapar do confronto de ideias e da busca de bases mais sólidas para os pontos de vista defendidos.

Em “O Dono da Bola - Política para Crianças e Jovens”, mais recente lançamento da Editora Mundo Mirim, o autor Manuel Filho, vencedor do Prêmio Jabuti 2008 de melhor livro paradidático, usou uma bola de futebol para discutir questões como liberdade, poder e democracia.

Carlinhos é um garoto que desejava ser o dono do mundo. Achava que se não tivesse regras seria mais feliz, afinal, não precisaria obedecer a ninguém e poderia fazer sempre o que bem entendesse. Durante um castigo aplicado por sua mãe, ele teve uma companhia para lá de curiosa: uma bola de futebol falante que mostrou a ele que as coisas não são bem assim, pois respeitar direitos, deveres e regras é muito importante. Carlinhos fica sabendo também que participar da política não é só coisa de adultos, mas faz parte da vida de todos. A obra tem uma narrativa descomplicada e muito divertida, o jovem leitor aprende formas e sistemas de governo, o governo no Brasil, eleições e tudo o que todo cidadão precisa saber.

Ensinar política desde cedo é a melhor maneira de ter um país democrático. O livro desmistifica a política como sendo algo isolado. A obra aproxima a criança da história do seu país e fornece meios para que o jovem leitor entenda que é importante participar ativamente da política e também ter posicionamento crítico enquanto cidadão e ser humano.

“O Dono da Bola - Política para Crianças e Jovens”, de Manuel Filho, com ilustrações de Fábio Sgroi. Editora Mundo Mirim, 40 páginas, R$ 24,90.

Fonte:Blog do Aldo...www.an.com.br

Nenhum comentário: