*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

domingo, 2 de maio de 2010

A luta contra o Feudalismo Atual,por Wanessa Freitas

Se você não conhece Pouso Alegre, no Sul de Minas, deveria conhecer. É uma cidade bonita, organizada, limpa e desenvolvida. Observamos uma diferença impressionante, diante de tanta prosperidade.
Já sei o que você vai dizer, eles são desenvolvidos, por terem influência dos paulistas, quem sabe você vai falar que a topografia os ajudou, ou quem sabe, você está pensando que a localização próxima à Rodovia Fernão Dias trouxe mais vantagens? Sabe o que observei? Embora os habitantes do Sul de Minas e da zona da Mata Mineira sejam todos mineiros, percebo que os do Sul acreditam mais nas possibilidades de vencer e não têm medo de parcerias.
Por que então, nossos companheiros da zona da Mata são tão receosos e inseguros? Respondo a você: nossos companheiros, produtores rurais da zona da Mata, sofreram, e em muitas cidades ainda sofrem, a opressão intelectual das oligarquias e a ingerência dos oligárquicos. Pois bem, a ausência de planejamento e de políticas públicas levaram à essa inércia histórica.
Na idade média, o homem sofreu o maior preconceito de sua história e alguns estudiosos consideram que foi a idade mais escura. As oligarquias dominavam seus feudos enquanto trabalhadores rurais eram meros vassalos, que agradeciam pelos empregos oferecidos, vejam só a coincidência!
Em pleno século XXI, bem aqui, na zona da mata ainda existem famílias que agem como senhores feudais, empregam famílias sem oferecer o mínimo para o crescimento social e econômico dessas pessoas, como educação e saúde de qualidade, através da opressão e do descaso, impedem o crescimento de toda uma estrutura operacional que possibilita o desenvolvimento da zona rural, através de projetos e parcerias .
Pessoas e famílias ficam presas pelos favores que lhe são prestados, assim observamos que a prática do clientelismo ainda nos ameaça. Você não acha que devemos ter gestores que sejam dinâmicos e atualizados? E assim pudéssemos deixar, definitivamente, de lado as famílias que usam a tradição de seu nome e seu dinheiro para se manterem no poder?
Tudo é uma questão de escolha. Eu escolho saber que você pode muito mais.

Fonte:wagnerfdutra.blogspot.com

Nenhum comentário: