*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

domingo, 3 de fevereiro de 2019

DESCASO COM A ESTRADA DE FERRO - POR MILTON WENDEL

O Ministério Público de Santa Catarina questionou a Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville sobre a retirada dos trilhos de trem existentes na rua Santos, paralelos ao Cais Conde d'Eu, atendendo a uma manifestação de um munícipe inconformado com a depredação daquele patrimônio histórico, cultural e turístico.
A resposta da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville foi que "os paralelepípedos e trilhos de trens que foram retirados das proximidades do Mercado Municipal no final da rua Santos (bem próximos ao Cachoeira) não são patrimônios históricos do município."
Assim, o Ministério Público não pode interferir porque a destruição daquele patrimônio histórico de valor incalculável tratou-se de simples ato de gestão de sistema viário.
A Prefeitura deve ter gente formada em História recebendo salário, alguns provavelmente na Secretaria de Cultura e Turismo. Será que nenhum destes servidores do Município nunca soube nada sobre Ferrovia São Paulo-Rio Grande, Guerra do Contestado, ramal de São Francisco e trocas comerciais envolvendo erva-mate e trigo? A Prefeitura fez concurso para selecionar estes técnicos?
Não obstante estas sombras, a dúvida que permanece é se os trilhos pertencem mesmo ao Município de Joinville. Trilhos de trem não pertencem à União? 

Fotos: Patrimônio cultural e histórico de valor incalculável destruído pela gestão pública de Joinville.

Nenhum comentário: