Uma certa revista de renome nacional trouxe reportagem sobre a adoção da
meritocracia para os professores.Para variar, consultaram
pesquisa feita por uma universidade norte-americana. A culpa pela má qualidade
da educação recaiu sobre o professor.Interessante,é que o país citado na
pesquisa há muitos anos não está na vanguarda da educação mundial,mas
mesmo assim a revista insiste com esse tipo de pesquisa.A Finlândia e a
Coreia do Sul são citados como exemplos de países que adotaram a
meritocracia para melhorar a qualidade da educação..."Avaliar o
desempenho individual dos professores permite não só premiá-los de forma
justa,mas também fazer algo mais importante:entender como eles
trabalham". Mas a publicação esqueceu de um pequeno detalhe.A qualidade
da educação decaiu no Brasil, justamente por não existir a meritocracia
para os alunos.Se a escola e o professor brasileiro tivessem pelo menos a
autonomia de avaliar e aprovar os melhores alunos,com certeza a
educação brasileira iria dar um salto de qualidade. Não vamos citar a
questão salarial que passou em branco pela revista.Mas na realidade o
que desanima os professores é a meritocracia ser adotada apenas
para os profissionais da educação.De forma alguma os professores temem a
meritocracia. Que ela venha e que seja adotada. Mas é muito importante que a sociedade
também pressione o governo para exigir que a meritocracia seja adotada
nas escolas para premiar os melhores alunos. E que o governo de fato
honre o slogan "Brasil , Pátria Educadora".
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