Não
tenho conhecimento jurídico e debater esse assunto sob à luz da justiça é
bom para quem de leis entende. Porém, tenho conhecimento de moral,
decência, bom caráter, respeito e amor ao próximo.
Sou da geração
(nascido em 1951) que tinha total respeito e amor pelo professor. A
autoridade policial era soberana. Absoluta. Respeito pelas autoridades
religiosas e pelos mais velhos. Com o
passar do tempo, esses valores estão sendo deixados de lado. Pais com
medo de educar os filhos impondo limites; professores agredidos em salas
de aulas; policiais com medo de usar fardas nas horas livres de
trabalho; autoridades religiosas envolvidas em corrupção, canalhice e
pedofilia.
A universidade foi criada para o desenvolvimento do ser
humano. Segundo alguns professores, “Uma universidade é uma instituição
pluridisciplinar de formação dos quadros de profissionais de nível
superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber
humano.1
Uma universidade provê educação tanto terciária
(graduação) quanto quaternária (pós-graduação). As universidades gozam
de autonomia para executar suas finalidades, em estrita observância ao
texto constitucional, porém este direito não proibe o Estado de
verificar o uso desta prerrogativa nas atividades que lhes são
próprias."
É sabido que a sociedade é formada por diferentes
classes sociais, embora no Brasil, sempre buscamos minimizar a diferença
entre pobres e ricos, entres brancos e negros. Se analisarmos
atentamente, hoje predomina os valores das classes mais forte,
constituindo-se uma “ideologia dominante”. Isso reflete em vários grupos
o forte apoio implícito das agências de comunicação, tentando dizer que
o que antes era o errado, hoje é o certo, o aceitável. Notem por
exemplo as discussões sobre a homofobia de gênero.
Ao estudar
sobre A ESTRUTURA E FUNDAMENTO DO ENSINO e sobre o função social da
escola pública, aprendemos que “ a Escola Pública, em todos os níveis e
modalidades da Educação, tem como função social formar o cidadão, isto
é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante
solidário, crítico, auto-crítico, ético e participativo.
Todos
os conceitos sobre escola/universidade difundidos pela Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) defende o fortalecimento
das relações da escola com o seu entorno. Acreditamos que esse
fortalecimento não se dará através de uma administração omissa, incapaz,
ineficiente que apoia o consumo e tráfico de drogas dentro do universo
estudantil.
Um comentário:
La educación es fundamental y también lo es la sanidad mental y la alegría que educan los niños y cada ser humano, motivar de forma positiva creo es la solución psicológica al menos de la educación a nivel mundial.
Un abrazo para ti.
mar
Postar um comentário