Entre os estudantes do ensino superior, 38% não dominam habilidades
básicas de leitura e escrita, segundo o Indicador de Alfabetismo
Funcional (Inaf). O estudo indica o expressivo crescimento de
universidades de baixa qualidade. O Inaf é realizado com entrevista e
teste cognitivo aplicado em duas mil pessoas de 15 a 64 anos.
O indicador classifica os avaliados em quatro níveis de alfabetização: plena, básica, rudimentar e analfabetismo. Os que não atingem o nível pleno são considerados analfabetos funcionais: capazes de ler e escrever, mas não conseguem interpretar e associar informações. Segundo o instituto que fez o estudo, os dados reforçam a necessidade de investimentos na qualidade do ensino.
O indicador classifica os avaliados em quatro níveis de alfabetização: plena, básica, rudimentar e analfabetismo. Os que não atingem o nível pleno são considerados analfabetos funcionais: capazes de ler e escrever, mas não conseguem interpretar e associar informações. Segundo o instituto que fez o estudo, os dados reforçam a necessidade de investimentos na qualidade do ensino.
Fonte: Jornal A Notícia (17/07/2012)
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