*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

sábado, 31 de dezembro de 2011

Pensamento

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.

Confúcio

Como diria o meu amigo Fofão...essa é a mais pura verdade.

FELIZ 2012 PARA TODOS!!!

Eu tive câncer...que privilégio,por Suzete Maria Boschi

Chegamos ao final de 2011 e decidi falar sobre algo que assombrou um pouco minha família neste dois últimos anos: a enfermidade pela qual passei.
Quando descobri aqueles "ovos de codorna" em minha mama esquerda, em dezembro de 2009, nem me preocupei. Fui ao médico peguei todas as requisições para os exames necessários e férias, fui para praia com minha família na maior tranqüilidade.
As mulheres me perguntam se eu fazia exames de rotina ??? Sim fazia. Aquela coisa apareceu em minha mama de um dia para outro. Um dia não estava lá e no outro já estava.
Recebi o resultado da biópsia e penso que "a ficha" não caiu até agora. Houve uma madrugada em que acordei e agonizei tudo o que podia, imaginei minha morte (enterro), senti o cheiro do hospital, chorei muito, mas depois tudo passou e a força maravilhosa do Espírito Santo, acredito que me cobriu.
Lembro da expressão do meu mastologista ao olhar os exames e ver o tamanho dos nódulos e depois da mastectomia ao saber que meus linfonodos não tinham sido infectados.
Lembro do esforço dele e da hematologista para me convencer a fazer quimioterapia.
Lembro do desespero da minha família. Um dos meus irmãos ligava todos os dias, parecia que meu caixão já estava encomendado.
NUNCA ME SENTI COM CÂNCER. NUNCA ACREDITEI QUE TINHA CÂNCER.
Experimentei coisas profundas, pois nunca tinha ficado doente. Olhei nos olhos da morte e descobri O QUANTO SOMOS MISERÁVEIS.
PARA MIM FOI UM PRIVILÉGIO EXPERIMENTAR TUDO ISSO.
FUI CARREGADA NOS BRAÇOS DE DEUS ATRAVÉS DAQUELES QUE ME AMAM e descobri quantas pessoas se preocupam comigo.
Como me senti amada e protegida. Recebi orações de todos os cantos do Brasil e até do exterior.
Pude abraçar mulheres que estavam passando pela mesma experiência e confortá-las. Orei por muitas pessoas com câncer e entendi profundamente aquele ensinamento de Jesus: "...ESTIVE DOENTE E NÃO ME VISITASTE..."
Fiz a maior festa com os pacientes na clínica durante as aplicações de quimioterapia. Brincava com o enfermeiro dizendo que o monstro de meus pesadelos era uma seringa gigante que aparecia dizendo : "só uma picadinha"
O pesadelo acabou e hoje estou no processo de reconstrução mamária. Fico encantada diante do progresso da cirurgia plástica e dou Glórias a Deus por isso.
Louvo a Deus pela vida de homens e mulheres, que acredito serem separados por Ele para exercerem a medicina.
O QUE LUCREI COM TUDO ISSO???? Mais humanidade, mais compaixão.
Passei por tudo isso porque o Senhor esteve comigo através da vida de cada um que demonstrou um pouquinho de amor por mim.
EU ACREDITO PROFUNDAMENTE QUE TODAS AS COISAS COLABORAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS.
Amo as pessoas, os seres humanos, acredito nas pessoas, acredito no amor de Deus.
Espero que Deus me de sabedoria para viver de forma que possa abençoar outras vidas.
O câncer para mim foi isso, uma experiência profunda com o amor do Criador, nada mais que isso.
Aproveite o louvorhttp://www.youtube.com/watch?v=yP-yU53fZxg&feature=related

Suzete Maria Boschi, de Curitiba

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Os policiais também...

Os policiais militares,o pessoal da Conurb também com essas roupas pesadas.

Roupa mais leve

Será que a Engepasa,a Transtusa e a Gidion não poderiam proporcionar aos seus funcionários uma roupa mais leve ??? O gari da Engepasa andando pra lá e pra cá nesse sol quente ??? E os motoristas de ônibus dirigindo com um calorão desses ???

domingo, 18 de dezembro de 2011

E o Neymar???

Eita jogador pipoqueiro...quando o clube precisa de seriedade e profissionalismo o Neymar deixa o clube na mão...Pauuuuu na propaganda enganosa...E nota 10 para o Barcelona.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Injustiça

Juliano

Você esta sendo injusto, estas duas ruas não estão nem mais nem menos abandonadas que centenas de outras. Elas estão rigorosamente no mesmo padrão. Que a maioria de ruas da cidade...rsrsrsr


Jordi Castan

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Esquartejamento do Pará

Apuradas quase 80% dos votos, a maioria dos eleitores do Pará, estão rejeitando o esquartejamento do Estados.

A maioria absoluta rejeitou a criação do estados de Carajás e Tapajós.

Dos 5 milhões de eleitores aptos a votar no plebiscito deste domingo, apenas 1% foram de votos nulos e 0,5% de brancos.

É a população do Norte do Brasil, mostrando que apesar da miséria, e o descaso das autoridade, que estão bem sintonizados e que não aceitam mais o coronelismo.

Ou vocês acham que a criação desses estados serviria para que?

Paulo Curvello

Balneário Camboriú

curvell@terra.com.br

Menos príncipes, mais vereadores

Convenhamos que é razoavelmente sóbrio deduzir que uma das causas prováveis de deficiências na representação popular e nos processos decisórios comunitários seja um insuficiente número de representantes do povo. É lógico: poucos representantes, poucos representados. Se admitirmos que em política, na prática, o mais forte é atendido primeiro, então podemos concluir que um número reduzido de representantes populares fortalece o poder do mais forte e afasta os mais fracos dos processos decisórios. Na minha opinião, por via de análise racional, deve haver mais cadeiras na Câmara de Vereadores. Isto não precisa necessariamente aumentar os custos do legislativo municipal - os vereadores podem dividir seus ganhos pela metade, em nome de uma grande causa política que é o aumento da represetnação popular nos processos decisórios comunitários.
Milton Wendel

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pensamento

Não há amizade, que por mais profunda que seja, que resista a uma série de canalhices.

Isso infelizmente é uma verdade...Longe de mim as pessoas falsas e interesseiras.

Cada vez pior...

Falam e falam que vão melhorar o trânsito de Joinville e nada é modificado. Dia de chuva então,aí é que a coisa não anda. 2012 está logo aí!!!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mais um Mestrado Público e Gratuito na UDESC-Joinville

A CAPES, órgão do Ministério da Educação Aprova abertura de Mestrado
em Computação Aplicada na UDESC-Joinville

Ainda em dezembro a direção de pesquisa e pós-graduação deverá lançar edital de

processo seletivo de estudantes para início das aulas em março/2012.

A notícia está na página:

http://www.joinville.udesc.br/portal/noticias/index.php?id=4296&pg=1

sábado, 3 de dezembro de 2011

JEC ... UM DIA INESQUECÍVEL!!!

EXISTEM DATAS QUE NUNCA IRÃO SAIR DE NOSSA CABEÇA.MOMENTOS TRISTES E ALEGRES. ESQUEÇAMOS POR ESSE INSTANTE OS MOMENTOS TRISTES E ABRIREMOS ESPAÇO PARA AS CONQUISTAS. O JOINVILLE ESPORTE CLUBE HOJE COMEMOROU SEU PRIMEIRO TÍTULO NACIONAL. OBSERVARAM A QUANTIDADE DE TORCEDORES GRITANDO "JEC!!!" "JEC!!!" "JEC!!!"... DURANTE O JOGO UM ESPETÁCULO INESQUECÍVEL, APÓS O TRIUNFO A COMEMORAÇÃO EM TODA JOINVILLE. A COBERTURA DA IMPRENSA LOCAL FOI MARCANTE. AS DUAS RÁDIOS AMS...A CULTURA E A RÁDIO CLUBE ACOMPANHANDO PASSO-A-PASSO OS DETALHES DO JOGO. A RIC RECORD FAZENDO UMA TRANSMISSÃO QUE VALORIZOU AINDA MAIS A CONQUISTA DO TRICOLOR. NÃO PODEMOS ESQUECER DA COBERTURA DOS DOIS JORNAIS LOCAIS. O NOTÍCIAS DO DIA E O JORNAL A NOTÍCIA,NOTA 10!!! ENFIM UMA ALEGRIA QUE FICARÁ PARA SEMPRE GRAVADA NA HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE...VIVA O JEC!!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pedido aos doadores

Samuel Gonçalves Juvenal está hospitalizado no Hospital Infantil de Joinville e precisa da doação de sangue...Mais informações direto no Hospital,ok!!!

Vamos ajudar essa criança.



quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Quem díria...

...O FMI querendo que o Brasil empreste dinheiro a Europa.

domingo, 27 de novembro de 2011

PENSAMENTO

Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis

Bertold Brecht

JEC...SENSACIONAL!!! MARCANTE!!!

NÃO TEM O QUE FALAR...O JEC FOI SIMPLESMENTE ESPETACULAR EM MACEIÓ!!!

VIVA O JEC!!!

MUITO BACANA MESMO

A direção da E.E.B. Arnaldo Moreira Douat parabeniza as professoras, Anna Giórgia,Fernanda, Andrea e Rosenilde pela organização do evento interdisciplinar promovido no último sábado (26/11/2011) aqui na escola. Os pais estiveram presentes e visitaram as salas de aula onde seus filhos mostraram seus trabalhos. As apresentações de danças nordestinas e a degustação de comidas típicas também foi outro atrativo da atividade. Valeu pela dedicação e organização das professoras e alunos...o mérito é todo de vocês.

Att
Juliano Carvalho Bueno
Diretor da E.E.B. Arnaldo Moreira Douat

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mentalidade pequena

Se o empresariado de Joinville se contenta apenas com investimentos da Celesc, o que que eu,um mero servo feudal vou falar ??? E nenhum empresário contesta o 1 bilhão pra Floripa ???


domingo, 20 de novembro de 2011

DROGAS NEM PENSAR, POR PAULO CURVELLO

O relatório, divulgado ontem pelo Fórum de Combate às Drogas, da Assembléia Legislativa, tem uma conclusão cruel sobre a realidade da epidemia das drogas no Estado: há uma ausência quase total de políticas públicas para atendimento dos dependentes. Em sete audiências, apurou-se que há hoje em SC cerca de 700 mil usuários e dependentes de álcool; 125 mil de substâncias entorpecentes ilícitas e 180 mil estudantes do ensino fundamental e médio que fazem uso esporádico de drogas ilícitas.

E dizer que tem pai que permite - e por vezes até participa - de "esquenta" com seus filhos. E os mais retardados, apoiam a liberação da maconha.

Paulo Curvello

Balneário Camboriú

curvell@terra.com.br

Jec X Avaí em 2012 pelo Série B

O bom time do Avaí não conseguiu permanecer na elite do futebol nacional. Infelizmente o clube da capital priorizou o marketing esportivo ao invés do futebol profissional.Ainda bem que o Jec não caiu nessa. Demorou para voltar a série B...mas agora sua luta será pela permanência.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Da coluna do Toninho Neves

Enfim, a quarta ponte 1



Abrem-se as cortinas para o espetáculo começar. No mesmo dia
em que um grupo de políticos de Joinville encontrava dificuldades para liberar
os R$ 40 milhões do BNDES em Floripa, e o Ministro dos Transportes negava
fogo para uma audiência em que receberia
uma comitiva que iria cobrar o inicio da duplicação da BR-280, também o
governador Raimundo Colombo dava entrevista para anunciar a construção da
quarta ponte de Florianópolis ligando ao Continente. Valor da ponte, mais de R$ 1 bilhão.
Inauguração marcada para 2014. Nesse dia me senti um provinciano, um zé mané,
um colonizado de Floripa. Acho que é o que somos todos nós. Uns manés, que
servimos para trabalhar e pagar impostos. Quando é que Joinville vai parar de
viver com migalhas que o governo do Estado nos dá, e vai apresentar projetos de
grande infraestrutura e buscar os recursos que a Ilha nos deve, pelo muito que
arrecada aqui.

Enfim, a quarta ponte 2

Nossa realidade é de doer. Não conseguimos construir um
simples elevado. A outra ponte do Rio
Cachoeira também não sai. Está sendo construída uma passarela que vai ligar o
Forum e a Câmara de Vereadores com o Centreventos Cau Hansen porque o Odir
Nunes resolveu dar o dinheiro, carimbando a obra tão reivindicada, senão também
não sairia. Então, estamos combinado. Florianópolis vai construir mais uma
ponte, de valor bilionário, e nós aqui, em nossa colônia, vamos ficar
aplaudindo os ilhéus, enquanto amargamos a nossa condição de meros vassalos dos
políticos de lá e dos daqui também. Servimos somente para arrecadar impostos,
bem gastos pelos cidadãos da ilha. Fecha o pano.

Fonte: www.toninhoneves.com.br


sábado, 5 de novembro de 2011

Muito bacana

Muito bacana a iniciativa do Jornal A Notícia de resgatar a história da Escola Conselheiro Mafra. A primeira escola pública de Joinville merece todo carinho e atenção da comunidade e do governo. Infelizmente nos últimos anos as escolas estaduais não estão tendo os devidos investimentos.Falta dinheiro? Claro que não,falta é uma política séria de valorização da escola pública catarinense.Em 2012 o Governo de Santa Catarina iniciará o Ensino Médio Integral em três escolas de Joinville.É uma bela iniciativa e que merece o apoio de toda comunidade.Outros investimentos virão para a educação em Joinville segundo o secretário da educação Marco Tebaldi que é defensor do Ensino Integral nas escolas estaduais de Santa Catarina.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Espera aí !!!

Quer dizer que o carro fica parado quase um ano no estacionamento de um shopping e ninguém avisa a polícia ??? É muito descaso mesmo.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Investimento em pesquisa

Não há um único tostão para pesquisa de carro movido a energia solar.

Milton Wendel

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aliás...

...Os humilhados serão exaltados.

Joinville amanheceu diferente

As conquistas individuais são importantes,mas não superam as coletivas.A grande vitória do Jec sobre o Brasiliense ontem colocando novamente o clube na Série B parou a cidade.Todo povo ficou feliz. O orgulho joinvilense despertou novamente.O Jec passou uma fase amarga em sua história recente.Mas todos os grandes clubes do Brasil viveram uma fase difícil. O Jec superou.Quem sabe agora volte a trilhar pelo caminho das grandes conquistas. Que tal iniciando pela conquista da Série C.

domingo, 16 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO X CORRUPÇÃO


O movimento Basta Corrupção de Joinville tem a preocupação de educar sobre corrupção, enfocando a educação básica.Estudantes de nível fundamental participaram da marcha do último dia 9 de outubro.

Colaboração: Milton Wendel

sábado, 15 de outubro de 2011

15 de outubro (um pequeno texto)

Na atualidade a profissão mais importante,mais estratégica para o desenvolvimento e a qualidade de vida da sociedade é a de professor. Com a participação mais intensa da mulher no mercado de trabalho, a família foi desestruturada e a criança ficou sem o afeto,sem o carinho materno.A mãe era a ponte entre o filho e o marido.Não estou pregando que a mulher volte a cuidar dos afazeres domésticos, isso agora é impossível . Mas é inegável que a cada dia as escolas recebem mais e mais alunos com problemas emocionais. E é com esse estudante que o professor desenvolve seu trabalho todos os dias em sala de aula.(texto em construção)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Um pouco de história


Durante a Idade Média (séculos V ao XV) a Europa foi palco da construção de milhares de castelos. Nesta época da história, as guerras eram muito comuns. Logo, os senhores feudais, reis e outros nobres preocupavam-se com a proteção de sua residência, bens e familiares.

Durante os primeiros séculos da Idade Média (até o século XI, aproximadamente), os castelos eram erguidos de madeira retirada das florestas da região. Seu interior era rústico e não possuía luxo e conforto.

A partir do século XI, a arquitetura de construção de castelos mudou completamente. Eles passaram a ser construído de blocos de pedra. Tornaram-se, portanto, muito mais resistentes. Estes castelos medievais eram erguidos em regiões altas, pois assim ficava mais fácil visualizar a chegada dos inimigos. Um castelo demorava, em média, de dois a sete anos para ser construído.

Em volta do castelo medieval, geralmente, era aberto um fosso preenchido com água. Esta estratégia era importante para dificultar a penetração dos inimigos durante uma batalha. Os castelos eram cercados por muralhas e possuíam torres, onde ficavam posicionados arqueiros e outros tipos de guerreiros. O calabouço era outra área importante, pois nele os reis e senhores feudais mantinham presos os bandidos, marginais ou inimigos capturados.

Como o castelo medieval era construído com a intenção principal de proteção durante uma guerra, outros elementos eram pensados e elaborados para estes momentos. Muitos possuíam passagens subterrâneas para que, num momento de invasão, seus moradores pudessem fugir.

O castelo era o refúgio dos habitantes do feudo, inclusive os camponeses (servos). No momento da invasão inimiga, todos corriam para buscar abrigo dentro das muralhas do castelo. A ponte levadiça, feita de madeira maciça e ferro, era o único acesso ao castelo e, após todos entrarem, era erguida para impedir a penetração inimiga.

Por dentro, o castelo medieval era frio e rústico, ao contrário do luxo mostrado em muitos filmes sobre a Idade Média. Os cômodos eram enormes e em grande quantidade. O esgoto produzido no castelo era, geralmente, jogado no fosso.

Grande parte destes castelos medievais ainda existem na Europa, porém foram transformados em hotéis, museus ou pontos turísticos. Em cidades do interior da França, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha e Inglaterra podemos encontrar vários exemplos destes interessantes tipos de construção antiga.

Mais detalhes no sítio WWW.SUAPESQUISA.COM

Burocracia,unha encravada(ou má vontade???)


Essa novela dos 40 milhões do BNDES para Joinville parece que não tem fim. Sempre surge uma nova desculpa. Uma hora a culpa é da Prefeitura, outra hora a culpa é do Governo do Estado, depois é porque que faltou um carimbo,unha encravada,dor de dente,etc...Eita empréstimo demoradinho.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Binário do Guanabara começa a funcionar nesta quarta-feira

A Conurb (Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville), informa que o binário das vias Guanabara com Graciosa e Santo Agostinho com Nacar será liberado na quarta-feira (12/10). A rua Ganabara será mão única entre Nacar e Santo Agostinho. A rua Graciosa terá sentido único entre a rotatória e a rua Nacar. A rua Santo Agostinho terá sentido único em direção ao bairro e a Nacar sentido centro.

As mudanças nas ruas Ursa Maior e Vidal Ramos estão valendo desde a última quinta (06/10). As demais modificações entram em vigor a partir desta quarta-feira devido a instalação de corredor de ônibus na rua Santo Agostinho.

Os agentes da Conurb estão no local para garantir a segurança e informar a população. Segundo o gerente de trânsito, Marcelo Adriano Zgoda, os agentes irão permanecer no local nos próximos dias para monitorar as mudanças.
Marcello Dalla Vechia
Educação para o Trânsito
Conurb

sábado, 8 de outubro de 2011

Boa leitura no domingo

A entrevista de Ubiratan Resende ao jornalista Prisco Paraíso é muito interessante para entender como foi o início do governo de Raimundo Colombo. A entrevista está em A Notícia deste domingão (09/10/2011).

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Complicado

Conversando com uma senhora hoje na padaria ela me disse que acorda às 5:30 para chegar no trabalho às 7:30...É mole!!!

Detalhe: Não existe congestionamento até às 7:00.

No caso o problema se resume ao horários dos ônibus.Pouco horário.

domingo, 2 de outubro de 2011

Esquerda sem candidato

Carlito hoje seria um candidato de centro dialogando com quase todas instituições políticas da cidade,mas, distanciando-se das bases, que era o mote do PT (claro que isso acontecia lá na época do tempo do êpa!!!)

Situação delicada


Em relação ao prefeito atual a rejeição é grande.

Eleições 2012



Situação confortável em relação a Darci de Matos, Kennedy Nunes(os dois do PSD) e Udo Döhler (PMDB).

sábado, 1 de outubro de 2011

E agora como é que fica ???

Quando a FUNDEMA cortou as árvores da rua XV de Novembro, no centro de Joinville, árvores frondosas, que tinham ninhos de bem-te-vis e sabiás pois era primavera, só alguns lunáticos protestaram - e foram chamados de ecochatos. Agora que o dinheiro da propina não foi bem dividido, a imprensa está gritando...

Milton

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

É complicado...

A questão ambiental que estava sendo um ponto positivo em Joinville levou esse tropeço.Situação preocupante.

domingo, 25 de setembro de 2011

Mudanças em breve...

...Em breve o FEUDALISMOATUAL.BLOGSPOT.COM será WWW.FEUDALISMOATUAL.COM.BR

Aguardem!!!

sábado, 24 de setembro de 2011

EXÉRCITO ADQUIRE CAMINHÕES IVECO


O Exército Brasileiro e a Iveco Latin América assinaram acordo para a construção de 2.044 unidades do modelo base da nova família de Veículos Blindados para o Transporte de Pessoal Médio Sobre Rodas (VBTP-MR). Os veículos substituirão os antigos modelos Urutu hoje utilizados pelas Forças Armadas brasileiras. O contrato tem valor previsto de R$ 6 bilhões em 20 anos.

Fonte: web.iveco.com

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sua vida...


...É o trabalho digno...

Depende de nós praticarmos atos nobres ou vis; e se é isso que se entende por ser bom ou mal, então depende de nós sermos virtuosos ou viciosos.

Aristóteles

sábado, 17 de setembro de 2011

Triste artigo

Li artigo de um político aqui de Joinville que foi publicado em um conhecido jornal da cidade.Elogios e mais elogios aquela outra cidade.Enquanto isso...aqui,bem...deixa quieto.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O mérito é do Professor Sylvio Sniecikovski

Na polêmica que se tornou a "Buracoville x Nossaville", vemos a manifestação sensata do secretário da educação, Marquinho Fernandes do PT.
Pinçando apenas uma frase de seu artigo "Nossaville na Educação AN de 08/09", ele diz:
"A nossa rede pública municipal é referência para Santa Catarina e para o Brasil. Nossas unidades escolares são as melhores no ranking do Ideb. Nossos professores são qualificados, estudam, se dedicam e são seguidamente premiados nacionalmente.".

Isso todos sabem, e é motivo de orgulho. Apenas faltou dar grande parte desse mérito, ao abnegado professor Sylvio Sniecikovski, que esteve a frente por décadas do ensino municipal em Joinville.

Aliás, existe uma escola municipal no Jardim Paraíso que leva o nome do ilustre e abnegado professor.

Paulo Curvello
Balneário Camboriú
curvell@terra.com.br

E o Jec ???

Vou ficar bem quietinho,não vou escrever nada,nada.Por enquanto,tudo beleza!!!

Notícias do Caxias Futebol Clube

O Caxias está escrevendo uma das mais importantes e belas páginas de sua gloriosa história. Está em campo disputando um campeonato catarinense com um elenco de garotos que praticam o futebol porque gostam, porque querem viver de verdade a alegria do gramado, a grande aventura do futebol.

Milton Wendel

domingo, 11 de setembro de 2011

Improviso eterno com binário


A avenida Santos Dumont e a rua Tenente Antônio João formarão um binário(básico).Duplicação da Santos Dumont por enquanto só na obra de Thomas Morus.

A imagem é da Avenida Washington Soares em Fortaleza.

Grande Terminal das Universidades

Estaria sendo planejado um novo terminal,próximo as universidades,pois aquele local é o mais movimentado de Joinville depois da área central.

Mudança do Terminal Norte

O Terminal Norte onde está localizado hoje (entre as ruas João Colin e Blumenau) não comporta mais a demanda de passageiros e só retarda o deslocamento dos ônibus.

Mudanças necessárias

Já escrevi no Feudalismo Atual que com a construção do novo shopping próximo as universidades,a prefeitura teria que modificar a estrutura do transporte coletivo para a região norte da cidade.

sábado, 10 de setembro de 2011

O jovem quer trabalhar

Com investimentos no ensino médio técnico, o governo irá estimular a permanência do estudante na escola e o que é mais importante: o jovem irá qualificado para o mercado de trabalho.

Medida importante

A ampliação do oferecimento de vagas para o ensino técnico em Santa Catarina é uma medida importante e irá estimular o jovem a permanecer e concluir o ensino médio(ensino médio + técnico).

VAGAS DO ENSINO TÉCNICO


O secretário estadual de Educação, Marco Tebaldi, está montando um plano para tentar criar mais 30 mil vagas no ensino técnico. Hoje, a rede estadual oferece perto de 10 mil vagas, segundo o Inep, o instituto de estatísticas do MEC. Na semana que vem, os cursos a serem oferecidos em parceria com o governo federal, dentro do Pronatec, serão debatidos em Brasília com o Ministério da Educação. Dessa relação, são esperadas entre 10 mil e 15 mil vagas – poderão ser utilizadas estruturas do Sistema S (Senai, Sesc e Senac). Com a ampliação e construção de mais Cedups, podem ser abertas mais 10 mil. A Secretaria de Estado de Educação previu R$ 15 milhões para a “compra” de vagas em entidades privadas. Se o governo concordar, são outras 10 mil vagas. “Este é o nosso sonho. Demanda existe. Só entre os matriculados no ensino médio, são 208 mil alunos. Os cursos técnicos podem ser oferecidos no contraturno de quem já cursa o ensino médio e também para quem já passou pela etapa de ensino (pós-médio).

Fonte:Jefferson Saavedra,Jornal A Notícia(11/09/2011)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Só com guarda-chuva ???

As chuvas voltaram com força total,isso porque ainda não chegou o verão.Mas como enfrentar o longo período de chuvas e suas consequências para a sociedade ??? Só comprando guarda-chuva não dá.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Represa da Taunay

A Conurb fez uma represa de quase dois palmos de altura no primeiro quarteirão da rua Visconde de Taunay, exatamente por onde escoam as águas das enchentes nas chuvaradas de verão. A partir de dezembro, ou mesmo antes, vamos constatar o agravamento das enchentes entre o Hotel Trocadeiro e o Shopping Müeller. Fizeram uma trapalhada, sem nenhuma utilidade prática e com o dinheiro do contribuinte. Um absurdo.

Milton Wendel (sempre atento para melhorar a nossa Joinville)

domingo, 4 de setembro de 2011

Reflexões espumosas,por Milton Wendel


A cerveja não nos proporciona uma felicidade verdadeira. Contudo, ao nos proporcionar uma felicidade ilusória, a cerveja libera a felicidade verdadeira para que vá fazer compras no shopping.

Fazemos um importante ato a favor da conservação de energia e contra o aquecimento global quando renunciamos a vaidades e luxos e aceitamos simplesmente a marca de cerveja que estiver mais gelada.

Quando a mão calejada ergue um brinde à jornada cumprida, isto nada mais é do que o homem buscando o equilíbrio entre a razão e o sonho, uma atitude de humildade diante da realidade cósmica de que os dias e as noites se alternam.

Beber com os amigos é uma satisfação; com os inimigos, uma necessidade.

sábado, 3 de setembro de 2011

Vale a pena ler novamente


Texto do procurador da República,Davy Lincoln Rocha publicado no Jornal A Notícia...Clique na imagem

Teleférico em Joinville??? Éééégua!!!


Será inaugurado dia 02 de setembro, no santuário Santa Paulina, em Nova Trento, o terceiro empreendimento turístico de teleférico no Brasil.

Pertencente ao mesmo grupo que opera equipamento do gênero em Balneário Camboriú.

São seis bondinhos, com capacidade para seis passageiros cada um e um percurso de 440 metros.

O investimento foi de R$ 7 milhões e capacidade de transporte de 325 pessoas por hora.

Enquanto isso na nossa querida Joinville... nada de nada.

Apesar, que cogitava-se a tempos atrás, fazer um , ligando o Mirante no Morro do Boa Vista à cobertura de um shopping no centro da cidade. Lembram?


Paulo Curvello(na foto)

Balneário Camboriú

curvell@terra.com.br

domingo, 28 de agosto de 2011

Manutenção ou novos investimentos,eis a questão

O que o gestor público deve priorizar: manutenção dos equipamentos já existentes ou investir em novas obras??? Acredito que não se deva dar o passo maior que a perna.Joinville vive esse dilema.Não vamos ser mentirosos de dizer que nada esteja sendo feito na cidade.Mas é pouco para o ritmo de crescimento e de investimentos que Joinville está recebendo.Isso já foi divulgado e toda Santa Catarina sabe disso.A locomotiva catarinense,a cidade mais rica,não é Florianópolis,é Joinville e ponto final.Mas os políticos de fora não querem admitir(será que é por birra???) e os daqui que tiveram oportunidade de reverter esta situação não aproveitaram quando estiveram lá em "território inimigo".

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Outra bela imagem de Joinville


Clique na imagem para ampliá-la

Colaboração: Osni Jones

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pensamento

"O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver."
Sigmund Freud

Fonte:Centro de Estudos Políticos Econômicos e Culturais

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

NOTA 10 PRA CONURB


Ficou muito boa a mudança ali no centro.Passei na rua Duque de Caxias em direção a rua XV de Novembro e acabou o congestionamento.Méritos para a Dona Conurb.

Integração,só com região metropolitana

Além de não apresentar boas alternativas de transporte local, Joinville também não tem projetos de integração com as cidades vizinhas.

Milton Wendel

Caro Milton Wendel,integração,só através da região metropolitana.

Juliano Carvalho Bueno


Pequeno comentário de Milton Wendel sobre a Federal de Blumenau

Enquanto isso, Joinville está procurando barro para entulhar o brejo onde enfiaram o "campus Norte" da UFSC.

domingo, 14 de agosto de 2011

VLT, um bonde de luxo,por Darci de Matos*


Engarrafamentos de trânsito nas principais cidades do mundo são a maior evidência da falência do transporte individual como eficiente meio de deslocamento urbano. A saída mais viável seria a melhoria do transporte coletivo para que cada vez mais motoristas deixem seus veículos em casa ou em estações distantes do centro quando forem ao trabalho. Em Joinville este problema já é sentido com mais intensidade nos horários de pico e entendemos que a solução mais prática para solucioná-lo seria a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), também conhecido como metrô de superfície. Este “bonde de luxo” já é usado em várias cidades européias, de médio e grande porte, tais como Nice, Düsseldorf, Madri e Paris e tem a vantagem de não ficar segregado do trânsito de automóveis.

Como na cidade há um grande fluxo de passageiros entre as zonas Sul (moradias) e Norte (indústrias), o ideal seria que o primeiro trecho do VLT fosse implantado neste trajeto. O trecho poderia sair do campus da Univille pela rodovia Edgar Meister até a rua Otto Pfuetzenreuter, passando pelas fábricas Embraco e Busscar. Em seguida entraria à esquerda pela rua Almirante Jaceguay até a avenida Beira-rio, seguindo pela avenida Procópio Gomes. As linhas do VLT utilizariam o trecho da ferrovia, que deve ser desativado para o transporte de cargas, até o terminal urbano do Itaum e em seguida sairia na direção sul até encontrar a avenida Paulo Schroeder. Futuramente o ramal poderia ser ampliado até o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a ser construído às margens da BR-101.
Paralelamente a esta alternativa deveríamos incentivar o uso da bicicleta com a construção de novas ciclovias e ciclofaixas. Tal medida seguiria o modelo adotado por Paris, onde é muito usada. Além do mais, seriam necessárias novas avenidas para desafogar o trânsito. Entre elas a duplicação das ruas Ottokar Doerffel e Ministro Calógeras, abrindo espaço para a melhor circulação entre o centro e a BR-101.
São idéias iniciais que deverão ser discutidas junto com um plano de desenvolvimento urbano que visam encontrar uma maneira de integrar os vários tipos de modais de transporte urbano. Só assim evitaremos que o trânsito adquira transtornos tenebrosos como está acontecendo com São Paulo.

*Darci de Matos é deputado estadual


sábado, 13 de agosto de 2011

FELIZ DIAS DOS PAIS DO SECRETÁRIO MARCO TEBALDI(clique na imagem)



Carmen comenta o texto de Milton Wendel

Siempre ese tipo de decisiones se toma en beneficio de unos cuantos, y habitualmente en el de aquellos que más tienen y en contra de los más desfavorecidos.

Joinville no es muy diferente a cualquier otro lugar en el mundo...

¡Biquiños!

Carmen,Galícia-Espanha

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lembranças,por Milton Wendel*


Lá pelos anos 90 eu presenciei um debate na Câmara de Vereadores de Joinville. O ex-prefeito Nilson Bender defendia a desproibição da construção de prédios residenciais na região do início da rua Jaraguá. Ao usar a palavra, Bender argumentou que precisamos fazer uma cidade que seja boa para TODOS os habitantes, e não só para alguns privilegiados. A platéia, constituída majoritariamente por moradores do bairro América, vaiou estrondosamente o ex-prefeito.

Nunca esqueci isso. Foi uma das maiores barbaridades que já vi na vida e um dos fatos mais deploráveis da história de Joinville.

Desde então tenho comigo que todos os planejamentos urbanos visam sempre beneficiar interesses localizados.

*Milton Wendel é um joinvilense


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Lógica da desordem,por Arno Kumlehn*


A expressão “lógica da desordem” foi cunhada por Lúcio Kowarick em “São Paulo 1975: Crescimento e Pobreza”, para definir a urbanização no Brasil, a maior do mundo na segunda metade do século 20. O modelo desta lógica esta no crescimento urbano do país desde 1950, pela prioridade das obras viárias e o incentivo fiscal para o transporte individual; verticalização lote a lote nos bairros dotados de infra-estrutura de serviços públicos e privados; implantação periférica e precária de habitação popular; expansão horizontal não planejada da área urbana; destruição do meio ambiente natural; aumento na geração de resíduos e poluição pelo consumo humano; manutenção de terrenos ociosos e reprodução da desigualdade sócio territorial.
*Arno Kumlehn é arquiteto em Joinville
Fonte: http://comentariosdejoinville.blogspot.com

Na Rodovia do Arroz


Se ali onde ocorreu o acidente com o trem na Rodovia do Arroz tivesse um viaduto,a rodovia e a ferrovia estariam liberadas.Tudo obra meia-boca.

domingo, 7 de agosto de 2011

DOIS MOMENTOS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA



O passado e o presente de um dos mais importantes símbolos de Joinville.

sábado, 6 de agosto de 2011

Onde será a nova capital???

Pelo que pude observar a melhor localização para a nova capital seria Frei Rogério ou Videira bem no coração de Santa Catarina.

Vou tirar a capital de Florianópolis

Quando for governador de Santa Catarina vou sim tirar a capital de Florianópolis.É muito mais barato criar uma nova sede administrativa para Santa Catarina do que restaurar ponte podre ou construir novas.Chega do povo catarinense pagar pelas obras da capital.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Aula com Jordi Castan

Estive quarta-feira a noite na CDL com o meu amigo o professor Saint Clair.Fomos assistir(ter uma aula) com o paisagista Jordi Castan.Quem não pode ir perdeu uma grande palestra sobre Joinville,verde e qualidade de vida.Teve até VLT.O evento foi promovido pela CDL Jovem e conduzido pelo advogado Rodrigo Coelho.

Situação chata

A Joinville que proporcionou o maior festival de dança do mundo há poucos dias tem a sua tradicional Casa da Cultura interditada pela Vigilância Sanitária.

Mensagem do vereador Maurício Peixer(clique sobre a imagem)

Clique sobre a imagem para visualizar melhor

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O assunto é: Elevados


Em relação a construção de elevados em Joinville a única verdade é: O elevado índice de mentiras de políticos que tiveram(e tem) a oportunidade de ajudar a cidade a conquistar obras importantes e não fizeram(não fazem) absolutamente nada para que isso se concretize.

domingo, 31 de julho de 2011

Resgate

Em 2008 enviei post para o colunista Toninho Neves e a atenciosa engenheira Andréia da SDR deu a seguinte resposta.Incrível que até hoje o IPPUJ ainda não resolveu o problema.

Informativo Toninho Neves
ENGENHEIRA DÁ RESPOSTA SOBRE SINALIZAÇÃO DA ROTATÓRIA DA UNIVILLE (24/04/2008)


DIREITO DE RESPOSTA



Com relação a nota publicada em sua coluna no dia 21 de abril, sob o título “Rotatória da Univille mal sinalizada”, de autoria de Juliano Carvalho Bueno, informamos que o projeto da rotatória foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (IPPUJ), da Prefeitura, e executado pelo Departamento Estadual de Infra-estrutura (Deinfra), do Governo do Estado.

Por isso, qualquer solicitação de alteração do projeto de sinalização, deve ser encaminhada para o IPPUJ, na Prefeitura de Joinville.


Engenheira Andréa C. Teixeira


sábado, 30 de julho de 2011

DESCENTRALIZAÇÃO

Sim: A descentralização de verbas para os municípios.

Não: Ao cabide de empregos e ao inchaço da máquina pública.



AMIGO DAS RUAS COM ÁRVORES


Apesar de Joinville ter o privilégio de ter o morro do Boa Vista bem no centro da cidade,as ruas e avenidas não possuem árvores.O verão está chegando e quem vive aqui sabe como é o calor nos meses quentes.Por isso estou indo no embalo do Jordi Castan e também apoiando uma Joinville com mais árvores.

Pequeno comentário de Milton Wendel


Eu venho dizendo há tempo: O joinvilense não reflete sobre QUEM constrói e elege nossos políticos. Será que é normal uma cidade ser TÃO explorada e os líderes políticos ficarem assobiando com cara de anjinhos, como se estivesse tudo certo?

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tapa na cara


Vão passando os anos e nada de grandes obras em Joinville e não é por falta de representatividade.O que falta é vontade e realmente querer o melhor para a cidade.É muito tapa na cara do pobre joinvilense.

domingo, 24 de julho de 2011

A EDUCAÇÃO NA ARGENTINA


A educação na Argentina é responsabilidade do governo nacional, das províncias e dos distritos federais, e das instituições privadas, apesar das recomendações básicas terem sido historicamente feitas pelo Ministério da Educação. A educação é gratuita e obrigatória por 9 anos (a Educação Primária Básica, e a Educação Secundária Básica), e tem sido expandida sendo quase universal, e a manutenção desta situação se mantém no centro dos debates políticos e culturais.

A história da educação passou por várias revoltas. Mas começou a ganhar peso a partir do governo do presidente Domingo Faustino Sarmiento (1868 - 1874). Sarmiento fomentou a imigração, trouxe educadores europeus e construiu escolas e bibliotecas em todo o país, dobrando o número de matrículas de alunos no final de seu mandato. O dia dos professores coincide com o dia em que Sarmiento morreu, dia 11 de setembro, para comemorar o trabalho realizado por este presidente.

Atualmente, a educação na Argentina é considerada como uma das mais avançadas e progressistas da América Latina, e firmemente reconhecida e destacada por diversos organismos internacionais, como a UNESCO e a UNICEF. O país conta com três ganhadores do Prêmio Nobel de ciências: Luis Federico Leloir, Bernardo Houssay e César Milstein.

*97% dos argentinos são alfabetizados

*35º país com o melhor índice de educação do mundo

Fonte:wikipedia e argentina.ar

sábado, 23 de julho de 2011

O que vou escrever...

...Se quando o governador era aqui de Joinville(ficou mais de 7 anos no governo) não aconteceu nada de obras na cidade...o que vier(se vier) agora de Florianópolis é lucro.

Algumas imagens da cidade mineira de Juiz de Fora



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cômico

No ínicio da avenida Santos Dumont,tem uma placa solitária com a palavras mágicas:ELEVADO URGENTE.

sábado, 16 de julho de 2011

Novo ônibus



A presidente do IPPUJ Roberta Noroschny Schiessl, e o diretor executivo, Vladimir Constante, conheceram o ônibus urbano articulado da NeoBus modelo Mega BRT -

Fonte:Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville

Gripe em ação


Peguei uma gripe básica.Por esse motivo o blog não está sendo atualizado,ok!!!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A gelada serra do Rio do Rastro


A bela imagem da Serra do Rio do Rastro
Colaboração:Werner Leber

domingo, 10 de julho de 2011

Professor fará parte do passado


Qual o problema da educação??? É simples de responder.A Igreja e a escola são instituições tradicionais.A primeira,consegue impor-se mantendo seus dogmas e tradições apesar de ser golpeada todos os dias pela mídia.A segunda,deixou de ser referência para a sociedade devido a pós-modernidade.Pós-modernidade que destruiu os pilares da educação.Políticos,psicólogos,jornalistas,empregadas domésticas,advogados,pedreiros, enfim todos,menos os professores, são consultados quando o assunto é educação.A influência da pós-modernidade dentro da educação,trouxe junto a acomodação.E a educação para ter sucesso precisa de esforço,não de facilidades.A escrita e a leitura que são as bases da educação,ficaram em segundo plano dentro da escola.O que vale agora é a inclusão,a socialização.A socialização claro que é necessária,mas é consequência,vem ao natural.A escola perdeu sua autonomia,está presa ao sistema.Infelizmente vivemos uma época que é indiferente a educação e a cultura(tudo é relativo).Quem serão as vítimas deste descaso??? Toda sociedade.Quem pode reverter essa situação??? A boa escola.Mas infelizmente,o sistema dominante não quer,apenas faz de conta.Por isso em pouco tempo,o professor será profissão do passado.Hoje o professor pede socorro.Amanhã serão os pais que pedirão.Aliás toda sociedade gritará por socorro em um futuro bem próximo.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Um ano sem Nado Cabral

No próximo dia 16 de Julho, fará um ano da prematura morte do amigo Eronaldo Cabral.

Nado – como era conhecido – era um dos mais irreverentes publicitários de Joinville.

Foi professor de educação física, mas foi na propaganda que se destacou.

Em uma das propagandas, ele pedia para alguém anunciar nos seus outdoors e ajudá-lo a realizar o sonho de comprar uma Mercedes.

Também não poupava os políticos. Usou o espaço para pedir que o presidente Lula baixasse os impostos, com direito a braços cruzados e óculos escuros.

O Jornal A Notícia , um ano antes, havia lhe homenageado como o numero 12 da edição “Caras de Joinville”

A notícia de sua prematura morte pegou a todos de surpresa. A saudade fica, e eu, escrevo essas parcas linhas em homenagem ao amigo.

Paulo Curvello

Balneário Camboriú

quarta-feira, 6 de julho de 2011

BR 280 , 33 anos de espera


Seria cômico se não fosse trágico , ver as pessoas abismadas com o cancelamento do edital da BR 280.

Será que ainda existe alguém que acredite que essa obra sairá?

O trecho Sul da BR 101, já está a mais de uma década e ainda falta mais uma, para sua conclusão.

Ainda mais hilário é ver pessoas falando que a espera é de 20 anos. Cheguei em SFS em 1979 , oriundo do Rio de Janeiro.

Já naquela época, se via movimentação pela duplicação daquela via.

Pelas minhas contas de 1979 até hoje, lá se vão quase 33 anos e não 20 como corneteiam por aí.

Paulo Curvello

Balneário Camboriú

A bela natureza de Joinville



Meu amigo Osni tirou belas fotos deste tucano...Agora sei quem acaba com o mamão de minha casa...Eita!!!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Portal Transparência???


O portal transparência “joinville.sc.gov.br” certamente é um avanço.

Apesar de a prefeitura tentar fazer crer, que é uma iniciativa própria. Não é.

O portal transparência, é uma determinação federal, ou seja, tem que fazer.

Na prática, para acompanhar esse portal e entendê-lo terá que ser técnico na área e olhe lá.

Jamais será transparente. Se fosse , começaria informando os nomes de quem detém, cargo comissionado , horário de trabalho e salário.

Podem notar que jamais isso será visto. Serão gráficos e mais gráficos. Mas mesmo assim, é uma ferramenta que servirá para fiscalização dos gastos públicos.


Na foto o autor do texto,o amigo Paulo Curvello

domingo, 3 de julho de 2011

QUEM É ELA???


Ela é a nova presidente da Tailândia.Seu nome: Yingluck Shinawatra.

sábado, 2 de julho de 2011

Passagem de cometa aumenta preço do etanol em Joinville


Devido a passagem de um cometa por Joinville(detalhe:o cometa só passará aqui em Joinville)...o etanol aumentará de preço na cidade.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

É verdade...


...O inverno chegou acompanhado daquela vontade louca de continuar dormindo pela manhã.Mas trabalhar é preciso.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Eficiência Energética: por que não em Joinville???

  • No dia 13 de junho passado, esteve na Acij o presidente da Celesc, Sr Antônio Gavazzoni, ocasião em que anunciou que aquela empresa investirá R$115 milhões de reais na região de Joinville, nos próximos quatro anos.

    Os investimentos anunciados referem-se a obras de infra-estrutura elétrica, para garantia de atendimento à demanda pela chegada de novas empresas na região, além do esperado crescimento previsível para o setor elétrico.

    O que poucos sabem, entretanto, é que existem mais recursos destinados a Eficiência Energética.

    A Aneel (Agência Reguladora de Energia Elétrica), estabelece, em seu contrato de concessão com a Celesc, que, do Resultado Operacional Líquido Anual – ROL, sejam destinados 0,5% em ações de Eficiência Energética.

    Essas ações têm como finalidade o investimento na eficiência energética em prédios públicos, hospitais e ONGs e principalmente (60% desse montante), para atendimento a famílias beneficiadas com o Cadu – Cadastro Único (Bolsa Família).

    Em Joinville, existem cerca de 16.000 famílias que poderiam ser beneficiadas por esses recursos.

    A Celesc tem investido em diversos municípios de Santa Catarina, mas, estranhamente, não investe em Joinville.

    Para se ter uma idéia, este ano, nas palavras do próprio presidente da Celesc, estão sendo investidos R$58 milhões de reais – (nenhum valor para Joinville até este momento) – de um total de R$200 milhões a serem investidos nos próximos 4 anos.

    O que poderia ser feito com esse recurso (que já está sendo feito em outros municípios):

    - substituição de lâmpadas, geladeiras e chuveiros por modelos eficientes, para cada uma das 16.000 famílias que recebem o Bolsa Família no município.

    Outros benefícios podem vir associados ao projeto, como fazem outras concessionárias de energia no país, como o investimento em cursos profissionalizantes para a população de baixa renda, por exemplo.

    Estive no evento e perguntei ao Sr Gavazzoni se Joinville seria atendida, obtendo a resposta de que a Celesc pretende sim investir na cidade com esses recursos.

    Pela experiência que tenho de trabalho no setor elétrico, entendo que cabe agora ao poder público municipal bater às portas da Celesc e cobrar esse investimento.

    Afinal, Joinville é a maior cidade do estado em população, estou certo?

    Administrador e Consultor
João Abeid Filho

rotadovento@yahoo.com.br

visite meu blog: http://abeidresume.blogspot.com/