A revista Época(26/04/2010) trouxe uma reportagem sobre a adoção da meritocracia para professores.Para variar, consultaram pesquisa feita por uma universidade dos Estados Unidos.A culpa mais uma vez pela má qualidade da educação cai sobre o professor.Interessante,é que os americanos há muitos anos não estão na vanguarda da educação mundial,mas mesmo assim insistem com essas pesquisas capengas.A Finlândia e a Coréia do Sul são citadas como exemplos de países que adotaram a meritocracia para melhorar a qualidade da educação..."Avaliar o desempenho" individual" dos professores permitiria não só premiá-los de forma justa,mas também fazer algo mais importante:entender como eles trabalham".Mas a revista Época esqueceu de um pequeno detalhe.A qualidade da educação caiu no Brasil,justamente por não existir a meritocracia para os alunos.Se a escola e o professor brasileiro tivessem a autonomia de avaliar e aprovar os melhores alunos,com certeza a educação brasileira iria dar um grande salto de qualidade...Não vamos citar a questão salarial que passou em branco pela revista.Mas na realidade o que desanima os professores é a meritocracia ter que ser adotada apenas para os profissionais da educação.Os professores não temem a meritocracia,que ela venha e que seja adotada .Mas que a sociedade também pressione o governo para exigir que a meritocracia seja adotada nas escolas para premiar os melhores alunos.Sejamos justos.
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