*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Ranking do Enade em Joinville

“Êeeeeeeee! Coisa boa!” A reação ao telefone da pró-reitora de ensino da Univille, Ilanil Coelho, ao saber os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2008, mostra a importância da avaliação para as universidades.

O curso de história da Univille e outros sete da Udesc – quatro engenharias, computação, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e física – ficaram com a melhor nota entre os 42 avaliados em Joinville.

Eles obtiveram nota quatro no Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que avalia não só os alunos, mas a estrutura das instituições. Nenhum curso da cidade obteve a nota máxima (cinco). Ela só foi alcançada por quatro cursos no Estado.

Quinze dos 42 cursos avaliados em Joinville não obtiveram conceito. Não quer dizer que eles são ruins, segundo o Ministério da Educação. A maioria – 13 – é nova e não tinha, até ano passado, quando foi feito o exame, turmas de alunos prestes a concluir o curso, uma das exigências. Os outros dois que não têm conceito não abriram novas turmas – os calouros também têm que ser avaliados para obtenção da nota.

O Enade 2008 teve mudanças em relação aos anos anteriores. Agora, a nota é a soma de uma série de critérios, que envolvem os exames dos alunos formandos e dos calouros, a formação dos professores (se são doutores ou mestres) e a infraestrutura dos cursos, como a existência de laboratórios.
Fonte:ROGÉRIO KREIDLOW,Jornal A Notícia(04/09/2009)

Nenhum comentário: