.

Colabore com o Feudalismo Atual escrevendo para o e-mail: juliano.bueno1971@gmail.com

sábado, 1 de fevereiro de 2014

BANGU - VASCO DA GAMA E O PRECONCEITO

O primeiro clube de futebol carioca a ter um negro no time foi, obviamente, um time proletário: o Bangu Atlético Clube, formado por funcionários da Fábrica de Tecidos Bangu. Isso em 1905. E entre estes, havia um negro, cujo nome era Francisco Carregal, o que despertava indignação nos times adversários, todos aristocratas e de famílias tradicionais.

O Vasco da Gama foi o primeiro clube a se rebelar contra o preconceito que grassava na sociedade e que impedia afrodescendentes de praticarem o futebol. Quando os demais clubes tentaram forçar o Vasco a afastar seus atletas negros, a direção do clube se recusou e publicou, em 1924, um histórico manifesto direcionado ao presidente Arnaldo Guinle da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos – AMEA, que deveria fazer o dirigente (com fortes ligações com o Fluminense) se envergonhar. Mas aqueles eram outros tempos. Embora não haja a primazia de ter atletas negros em uma equipe de futebol, é inegável que o Vasco tem seu nome em letras de ouro na luta contra o preconceito no esporte.

Um comentário:

as tu disse...

Definitivamente não. Como um bom flamenguista é meia obrigação considerar Vasco, Fluminense e Corinthians como os times mais sujos e ladrões do mundo!!!! kkkk, brincadeira!!!! Apesar de não gostar do Vasco, nessa parte da história, na luta contra o preconceito eles foram bem!!!!! Hoje em dia, é bom lembrar, que grandes jogadores são negros, o meu time, o Flamengo, só uns tres jogadores são brancos!!! Futebol tem que ter rivalidade, como a que eu fiz a li em cima, mas acima de tudo respeito a vida!!!!!!
VLw professor!!!!!
E que o Vasco não consiga ficar no G-4 da Série B, kkkkk!!!!