*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

quarta-feira, 31 de julho de 2013

JEC NÃO QUER SUBIR

Jec não quer subir. Se o Jec não quer subir é necessário perder pontos. E é o que o Jec está fazendo.Por sinal muito bem.

terça-feira, 30 de julho de 2013

BEM LEMBRADO

O que mais me chamou a atenção na divulgação dos dados de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Joinville é o otimismo da imprensa com os números.

A educação, por exemplo, temos um quadro gritante, em especial nos jovens que deveriam cursar o ensino médio.

Quase 25% dos jovens entre 15 a 17 anos está fora do ano escolar que deveria. Ao todo, 14,12% cursam ainda estão no ensino fundamental e 10,52% frequentam o ensino médio em atraso.

E o mais espantoso: 16% dos jovens nessa faixa etária NÃO FRQUENTAM A ESCOLA em Joinville.

Em outras palavras, mais de 40% dos jovens entre 15 e 17 anos em Joinville não vai à escola ou está fora do ano escolar adequado.

E o governador Raimundo Colombo segue fechando cada vez mais escolas, ou as abandonando a ponto de serem inutilizáveis. Sem falar nas extensões que atendiam bairros periféricos e também foram fechadas no final do ano passado.

Lembrem-se disso!
Leonel Camasão - Presidente do PSOL de Joinville

O MAL DO CAPITALISMO

O mal do Capitalismo é o domínio das "máquinas".

domingo, 28 de julho de 2013

O EXEMPLO AQUI PERTINHO

Estive na acolhedora Pomerode ontem a tarde. Gosto de observar tudo. Mas um detalhe me chamou atenção: A conservação das ruas pavimentadas com paralelepipido. Sinceramente invejei, pois aqui em Joinville tem buraco onde menos você espera. Claro que não dá para comparar o trânsito de lá com o daqui. Mas organização,manutenção e respeito ao cidadão devem partir primeiro de nossas autoridades...para daí sim se ter moral para cobrar da população.

domingo, 21 de julho de 2013

ESTRANHO

Jec em 4º lugar e a torcida reclamando...Avaí na 17ª colocação, quem está melhor?

sábado, 20 de julho de 2013

COMPLICADO...

Entre a beleza e a saúde, prefiro a última.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

TREM É A SOLUÇÃO PARA JOINVILLE

Joinville em breve poderá perder a malha ferroviária que corta a cidade. Tudo isso por falta de investimentos em segurança e planejamento no modal ferroviário. Enquanto que o mundo já percebeu que o transporte rodoviário individual tornou-se inviável, Joinville destruirá o que pode ser a solução a médio prazo do transporte coletivo através do trem de passageiros. É uma pena que nossos políticos, empresários e a população em geral não percebam isso. Não podemos jogar a criança junto com a água suja. O transporte ferroviário é a solução para o transporte coletivo e para a diminuição dos congestionamentos em nossa cidade. Não precisa indenizar ninguém, só proporcionar mais segurança ao que já existe. Construção de elevados na Getúlio Vargas e São Paulo. Construção de terminal integrando ônibus e trem. Tudo isso é possível. Mas precisamos visão de futuro e vontade política. Senão, continuaremos chorando os problemas do passado.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Crônica sobre coronelismo leva jornalista à condenação

Vice-presidente do TJ do Sergipe processou jornalista que escreveu crônica ficcional
Reprodução/Arquivo Web
O jornalista José Cristian Góes foi condenado após desembargador Edson Ulisses (detalhe) se dizer ofendido com a expressão "jagunço das leis" em uma crônica ficcional
DO PORTAL DA IMPRENSA
O jornalista sergipano José Cristian Góes foi condenado a sete meses e 16 dias de prisão por ter escrito uma crônica ficcional sobre o coronelismo.

Segundo o Sindicato dos Jornalistas do Sergipe, apesar de o texto ser em primeira pessoa e não ter indicação de locais, datas e não citar ninguém, o desembargador Edson Ulisses, cunhado do governador Marcelo Déda (PT), se sentiu ofendido e pediu a prisão do jornalista.

Edson Ulisses, que é também vice-presidente do Tribunal de Justiça, alegou que se sentiu pessoalmente ofendido pela expressão “jagunço das leis” e pediu a prisão do jornalista por injúria.

Apesar de todo o processo ter sido presidido pela juíza Brígida Declerc, do Juizado Especial Criminal em Aracaju, a sentença foi assinada no último dia 04 de julho pelo juiz substituto Luiz Eduardo Araújo Portela.

“Esta é uma decisão em primeira instância. Vamos ingressar com os recursos. Em razão de ser uma sentença absurda, não acreditamos que ela prospere, mas se for o caso vamos até o STF em razão da decisão ferir gravemente à Constituição Federal, e quem sabe, podemos ir até ao CNJ e as Cortes internacionais de Direitos Humanos”, disse Antônio Rodrigo, advogado de Cristian Góes.

Os sete meses e 16 dias de detenção foram convertidos pelo juiz Eduardo Portela a prestação de serviço em alguma entidade assistencial.

A crônica literária “Eu, o coronel em mim” é um texto em estilo de confissão de um coronel imaginário dos tempos de escravidão que se vê chocado com o momento democrático. Não há citação de nomes, locais, datas ou cargos públicos.


Fonte: www.midiajur.com.br (08/07/2013)

PROBLEMAS REPRESADOS

Preocupa a lentidão do Poder Público de Joinville em não acompanhar e resolver os problemas represados da cidade. Se a administração pública atual, na teoria defende o modelo "enxuto" privado, na real a contrapartida é bem diferente.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

A CULPA É DE FLORIANÓPOLIS

O povo de Joinville continua sendo administrado como se seu povo fosse um bando de alienados. Um olhar clínico percebe que sua elite insiste em manter a cidade como uma aldeia medieval. Depois colocam a culpa em Florianópolis. Abaixo a foto da avenida Santos Dumont com a rua Tenente Antonio João no bairro
Bom Retiro, próxima ao Restaurante Tillmann.

Foto: Osni Tillmann

quarta-feira, 10 de julho de 2013

UMA PERGUNTA

Uma pergunta: Incluído no valor da passagem de ônibus existe uma percentagem que é destinada a pavimentação, isso ainda vigora em Joinville ?

sábado, 6 de julho de 2013

HOMENAGEM

Antes tarde do que nunca. Mas gostaria de homenagear dois profissionais da educação aqui de Joinville que tive a satisfação de trabalhar em 2007 na E.E.B. Arnaldo Moreira Douat. Essas duas personalidades merecem o reconhecimento dos colegas e dos estudantes pela honestidade e profissionalismo. São eles, os professores Fernando Albuquerque Medeiros da Escola Conselheiro Mafra e a "profa" Kika Almeida da Escola Germano Timm. Tá dado o recado.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

O MAL DAS COLIGAÇÕES

Sem recursos o gestor público não pode fazer muita coisa. Mas pior que a falta de recursos, são as brigas dentro da coligação. Repito: As coligações destruíram a administração pública. O gestor pode fazer uma baita de uma administração, mas se não tiver o apoio de algum cacique dança. Coligação partidária só serve para ganhar eleição. Ou se faz a reforma política com seriedade, ou a administração pública em Joinville, no estado e no Brasil levará o país a falência.

terça-feira, 2 de julho de 2013

NAS ESQUINAS DE JOINVILLE

Apesar de toda sua grandeza, Joinville consegue manter características de uma cidade pequena. Esse é o um dos charmes de nossa cidade.