segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Convite Coletiva de Não Artistas apresenta: A cidade que me pertence

Convite!!!

Documentário retrata os artistas que fazem a cidade
Produção é resultado de interferência urbana. Estreia será dia 12

Joinville- Estreia dia 12 de dezembro, em duas sessões, às 19h e 20h, na Estação da Memória, em Joinville, o vídeo documentário “A cidade que me pertence”, resultado de interferência urbana realiza na cidade no primeiro semestre deste ano. A produção é resultado do projeto de pesquisa e intervenção urbana “Coletiva de não artistas”, que questiona conceitos como “o que é arte?”, “a quem pertence a cid ade?”, “o que é trabalho informal?”.

Foram convidados para a experiência urbana, realizada  na Praça da Bandeira, região central de Joinville, dez trabalhadores informais, como um vendedor de loteria, um gari e uma vendedora de imãs de geladeira. A cada um foi entregue uma tela de 80X60 cm, pincéis, tintas e um cavalete. Cada participante pintou a cidade do jeito que a vê, sente ou como a cidade o trata.  Todo o processo foi registrado em um vídeo experimental que retratou a abordagem, processo de criação das obras e entrevistas com os personagens protagonistas dessa experiência. “A experiência urbana de trabalhar elementos a r tísticos com gente que não é, nunca pensou ou foi artista, foi uma experiência também para a equipe, e um desafio empírico. Em distintas horas do dia, os trabalhadores retrataram a cidade em suas incongruências, labirintos, trejeitos, alegrias, tristezas, belezas e outros olhares”, explica a diretora do projeto, Giane Maria de Souza.

O resultado é um mosaico de olhares e falas que levam o espectador a questionar suas próprias concepções acerca da cidade onde vive, seja Joinville ou qualquer outro município de um país plural como o Brasil. Além do vídeo documentário, a sessão de estreia contará também com uma exposição das obras pintadas pelos participantes.

O projeto foi financiado de forma colaborativa, por meio de do site
www.catarse.me, que funciona como uma “vaquinha on-line”, na qual os internautas, anônimos ou não, doam dinheiro para viabilizar produções artísticas e culturais.
O quê: Estreia do documentário “A cidade que me pertence”
Onde: Estação da Memória. (Rua Leite Ribeiro, S/N, Joinville)
Quando: 12 de dezembro
Horário: 19h (primeira sessão) e 20h (segunda sessão)
Quanto: Entrada franca.

Ficha técnica:
Duração: 15 minutos
Direção: Giane Maria de Souza
Roteiro: João Francisco de Borba
Edição: Mariana Dutra Patrício
Direção de imagens: Edson dos Santos
Som: Dalmo Borges Koentopp
Narração: Wagner José Mezoni
Música: Chiquinho Alencar
Arte: José Isaias Venera

Mais informações: Giane Maria de Souza (47) 8412-9313
 .

Nenhum comentário: