.

Colabore com o Feudalismo Atual escrevendo para o e-mail: juliano.bueno1971@gmail.com

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Prezado servidor usuário do SC Saúde...

Dia 1° de fevereiro, o Governo do Estado inicia o novo modelo de gestão do seu plano de saúde. Até agora, já são 4617 prestadores de serviços cadastrados: 712 clínicas, 161 hospitais, 404 laboratórios e 3340 médicos. O Guia Médico, contendo a listagem de todos os profissionais e estabelecimentos credenciados ao plano, será disponibilizado no site scsaude.sea.sc.gov.br até o dia 31 de janeiro.

Para qualquer informação, dúvida e opinião você pode utilizar os canais de comunicação do SC Saúde:

  • Central de Relacionamento: 0800 644 6040

  • Site: scsaude.sea.sc.gov.br

  • Ouvidoria: santacatarinasaude@sea.sc.gov.br

  • Informações cadastrais: planodesaude@sea.sc.gov.br

  • Além do atendimento presencial nos 10 (dez) CAS distribuídos pelo Estado, que começam a funcionar no dia 1° de fevereiro

Para sua comodidade, a equipe do SC Saúde elaborou algumas perguntas e respostas para esclarecer possíveis dúvidas nesse período de transição. Os gestores da Secretaria de Estado da Administração cuidaram de todos os detalhes para que essa mudança ocorra sem nenhum desconforto ao segurado. Caso sua dúvida não esteja listada abaixo, favor entrar em contato por meio dos canais citados acima.


Perguntas e Respostas sobre o SC Sáude

1) O segurado que estiver com tratamento em curso - oncológico, por exemplo – e o médico responsável não se cadastrar, qual o procedimento?

A continuidade do tratamento será garantida pelo SC Saúde por meio das clínicas já credenciadas. A maioria das clínicas de oncologia do Estado já está cadastrada. Caso a clínica não se credenciar até o dia 31/01, os tratamentos serão continuados pelo plano atual (Unimed).

2) Como fica o caso dos segurados que estiverem internados na data da mudança do plano?

O SC Saúde já trouxe para sua rede a maioria dos hospitais que lhe atendiam anteriormente. O segurado que estiver internado em um desses hospitais no momento da troca do plano continuará sua internação sem nenhum incômodo.

3)Como fica o caso dos segurados que estão em tratamento como quimioterapia, radioterapia, diálise e hemodiálise?

O SC Saúde já trouxe para sua rede a maioria das clínicas que lhe atendiam anteriormente. O segurado que estiver internado em uma dessas clínicas no momento da troca do plano continuará sua internação sem nenhum incômodo.

4) Como ficará o acompanhamento pediátrico caso o médico que acompanha a criança não se credencie?

Já possuímos número suficiente de pediatras cadastrados para atender o SC Saúde. Caso o seu médico não esteja credenciado, deverá buscar outro profissional no Guia do SC Saúde.

5) Como o segurado irá proceder nos casos de urgência e emergência?

Nos casos de urgência e emergência o segurado poderá ter atendimento em toda a rede credenciada ao SC Saúde.

6) As seguradas que estão grávidas e recebendo acompanhamento pré-natal com determinado obstetra, poderão continuar com este médico?

Se ele estiver credenciado, sim. Caso não se credencie, a segurada deverá buscar outro profissional da mesma especialidade, solicitando ao médico anterior o seu prontuário para que outro possa dar continuidade ao tratamento. O prontuário médico deverá ser liberado ao paciente conforme dispõe o artigo 88, do Código de Ética Médica.

7) E os pacientes que estão em atendimento domiciliar (Home Care), como ficarão?

A continuidade do tratamento está assegurada. Nossa equipe de médicos e enfermeiros já está visitando todos os pacientes em atendimento domiciliar para avaliar caso a caso.

8) Haverá prestadores de serviço diferentes dos existentes no atual contrato?

Sim. O plano contará também com profissionais que não atendiam pelo plano anterior, ampliando assim a rede de atendimento.

9) Onde o segurado deverá ir para autorizar procedimentos que necessita fazer?

Diferente de outros planos de saúde, a maioria das autorizações será via web. Nos demais casos, poderá ligar para o 0800 ou ir diretamente a um dos CAS-Centro de Atenção ao Segurado.

10) Em quais cidades haverá CAS- Centro de Atenção ao Segurado e qual o critério adotado para determinar estas cidades?

Haverá CAS nas cidades de Florianópolis, Itajaí, Joinville, Blumenau, Criciúma, Tubarão, Rio do Sul, Lages, Joaçaba e Chapecó. O critério adotado para a escolha foi o número de segurados na cidade. Estas são as 10 cidades com maior volume.

11) Caso não haja médico de alguma especialidade em minha cidade, como o segurado será atendido?

O segurado contará com os CAS-Centros de Atenção ao Segurado com consultórios e médicos atendendo exclusivamente aos servidores, em várias especialidades, conforme a necessidade de cada região.

12) Haverá tratamento preventivo no SC Saúde?

Sim. O tratamento preventivo já iniciou no dia 2 de janeiro deste ano.

13) Como o servidor tem acesso aos médicos, laboratórios, clínicas ou hospitais que se credenciaram?

O Guia Médico do SC Saúde será disponibilizado até o dia 31 de Janeiro de 2012 no site scsaude.sea.sc.gov.br

14) O segurado que ainda não recebeu o cartão do plano, como fará para ter o atendimento médico?

Como o sistema é informatizado, basta o segurado apresentar um documento original com foto, no prestador, para que ocorra o atendimento.

15) E quando o segurado receberá seu cartão?

Todos os cartões já foram enviados pelos correios. Caso não tenha recebido, deverá entrar em contato com 0800-644 6040 para receber orientações.

16) Terá algum material impresso para consulta às informações do plano?

Sim. Em breve o segurado receberá via correios o Manual de Orientações ao Segurado que contém todas as informações sobre o plano.

17) A coparticipação foi alterada?

Não houve alteração dos percentuais de coparticipação, mas a tabela de preços modificou. Por isso, o servidor deve sentir uma diferença na hora do pagamento.

18) Os gastos relativos à coparticipação do novo plano serão descontados juntos com os do plano antigo?

Não houve alteração sobre o modelo atual de desconto de coparticipação em folha.

19) O médico solicitará o exame direto do consultório via internet. O segurado terá de fazer o exame na clínica/laboratório que ele indicar?

Como o sistema será todo informatizado, o médico solicitará o procedimento direto no seu consultório e não indicará o prestador de serviço. Você poderá ir a qualquer credenciado que execute o serviço solicitado.

20) O novo plano terá a mesma cobertura do plano atua (cobertura do ROL da ANS)?

O plano compreende todas as coberturas da Resolução Normativa 211 da ANS. As novas atualizações do ROL serão analisadas pela equipe técnica.

21) Haverá carência neste plano de saúde?

Não haverá carência para os que estavam no plano anterior, já que se trata de continuidade.

22) Poderá haver inclusão de novos segurados neste plano?

Sim. Você pode solicitar diretamente à equipe do SC Saúde preenchendo o formulário de inclusão e anexando a documentação necessária.

23) O novo plano SC Saúde será igual ao IPESC?

Não. O SC Saúde é gerido por um fundo de saúde (lei 13) diferente do modelo do IPESC.

Equipe SC Saúde

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Estou cá seguindo o seu blogue.
Abrzs.