*Verus philosophus est amator Dei - Santo Agostinho

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mais dinheiro para Florianópolis??? Chega né!!!


Chega do povo catarinense pagar por essas grandes obras em Florianópolis...Mas chega mesmo.

É O FIM DA PICADA...


...E PODE SER O COMEÇO DA CONSTRUÇÃO DA 4ª PONTE EM FLORIANÓPOLIS OU DO TÚNEL.

Secretário de Estado da Infraestrutura -Valdir Cobalchini- em entrevista concedida à rádio Guarujá, falando sobre os problemas da nossa região e anunciando algumas novidades, como a SC 405 (Sul da Ilha), para desafogar o tráfego também dias de jogos do Avaí, e a quarta ligação Ilha-Continente, que pode ser um túnel ou uma ponte entre a Pedro Ivo e Colombo Salles ou acima das duas já existentes. Isso mesmo, no alto, em um projeto inovador. Será que sairá do papel? O futebol, nesses casos, também agradece, em dias de grandes jogos na capital. Foto de Frutuoso Oliveira/Assessoria de Imprensa.

Fonte:polidorojunior.blogspot.com(28/01/2011)

74 cidades em situação emergência???

Uma dúvida que paira no ar: será que caiu tanta chuva assim para que, mais de 70 cidades de Santa Catarina se apressassem em assinar decretos de situação de emergência?

Tenho a felicidade de ter amigos em várias regiões do Estado e segundo informações , em vários lugares tudo não passou de uma chuva de verão.

Mas aí tem uma malandragem macabra embutida, lógico. Com o tal decreto, as prefeituras podem fazer compras e contratar obras e serviços sem licitação.

Eu disse macabra. Porque só pode ser coisa do "diabo" mesmo...

Querer ganhar dinheiro em cima da desgraça explícita alheia , é demais. Não?

Paulo Curvello

Balneário Camboriú

curvell@terra.com.br

sábado, 29 de janeiro de 2011

Jec,Jec,Jec...


Sem muitas palavras.Essa instituição chamada Joinville Esporte Clube merece ser respeitada por todos nós.O Jec é tão grande,tão grande que a própria sociedade joinvilense não tem noção de sua grandeza.

Dinheiro do BNDES faz aniversário:3 anos


Esse dinheiro do BNDES para Joinville virou lenda.Passam horas,dias,meses,anos e o dito cujo empréstimo do BNDES não chega a cidade.Tudo bem que existe burocracia.Mas durante três anos vi políticos e a imprensa falarem desse importante recurso para Joinville.Enquanto isso a cidade não vê melhoramentos por parte do Poder Público.Três anos esperando um empréstimo é um total descaso,é mais uma prova que quando o dinheiro é para A MAIOR CIDADE DO ESTADO as dificuldades são imensas.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Do blog do Prisco

A geração que ignora a História não tem nenhum passado… e nenhum futuro.

Robert Heinlein, escritor americano.

Fonte:Jornal A Notícia(27/01/2010)

Vereador dá sugestão para a falta de lixeiras no centro de Joinville


Joinville é uma cidade cosmopolita e residência de pessoas de várias
partes do mundo com mais de meio milhão de habitantes. Com uma população
destas, o município sofre as carências de possuir no seu centro um número
insuficiente de lixeiras que atendam ao gigantesco número de pessoas que
por lá circulam.

Quem caminha pelo centro de Joinville percebe um número inexpressível de

lixeiras, obrigando os munícipes a andarem com o seu ‘lixo’ nas mãos por
um longo tempo até encontrar uma lixeira e ali depositá-lo.
O vereador compreende que muitas lixeiras são maldosamente destruídas por
atos de vandalismo, mas isso não retira do Poder Público a sua obrigação
em proporcionar aos munícipes o benefício de terem lixeiras na região
central da cidade para utilizarem.

Pensando nisso, o vereador Maurício Peixer está enviando à Prefeitura de

Joinville uma moção, onde pede que seja feita uma parceria entre o poder
municípal e a iniciativa privada, que poderia solucionar a falta de
investimentos na instalação de lixeiras no centro de Joinville.

Numa parceria, a iniciativa privada poderia ‘apadrinhar’ as lixeiras e

assumir os custos de compra das mesmas, e como benefício, poderia
explorá-las através de propaganda de suas atividades nelas, da mesma forma
que acontece com algumas praças em Joinville.


Décio Góes

Assessoria de Comunicação
Gabinete do Vereador Maurício Peixer
47 9998-5138
deciogoes@hotmail.com

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Que bom

Pelo menos não está chovendo.

É uma pena - Sobre a UFSC de Joinville

A possibilidade de Joinville ter sua Universidade Federal fica cada vez mais distante.Quem ganha com isso??? As instituições privadas.Quem perde??? Toda população de estudantes que continuará se dirigindo a Curitiba e a Florianópolis.Tudo é difícil para Joinville.Isso merece uma tese.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Texto interessante sobre o Jec

Retirado do Jornal A Notícia on line de hoje,a seguir o texto...

"Sinceramente não concordo com a demissão(do técnico do Jec). O problema não é o técnico Leandro Machado e sim os hábitos que perduram dentro do Joinville Esporte Clube há anos. Por isto insisto que o problema do JEC é maior, é em nível de diretoria. Por que Moisés Cândido não manda em nada? Por que ele não pode demitir os atletas que gostaria? Porque acima dele está o diretor de futebol Nereu Martinelli, empresário de jogador.Volto a dizer, os diretores precisam mudar a postura, a forma de comandar o clube. Precisam entender que quem escala o time é o técnico e quem cobra é o gerente de futebol, e não o empresário de jogadores".

Jair Kuhnen

Joinville - SC - Brasil(24/01/2011)

As coisas mudam

Carlito do PT reclamando??

Causa sanha saber que o Prefeito Carlito do PT reclama de “ataques” pela internet.

Logo o Carlito reclamando? O PT reclamando de ataques , quando foi o partido que por décadas , com dedo em riste, atacava a tudo e a todos.

Chamava em alto e bom som quase todos os parlamentares de ladrões.

Faziam manifestações na Câmara de Deputados, jogavam dinheiro para os que votavam qualquer projeto que não lhes fosse favorável.

Eram contra tudo que o ex-prefeito LHS fazia e ainda mais contra quando da época do FHC.

Promoviam “panelaços, apitaços” e todo tipo de algazarra com o intuito de fazer barulho.

Por muitas vezes de graça e agora reclamam?

Quando eu trabalhava na Embraco , presenciei o ex-deputado Dentinho do PT e todo o pessoal do PT , em cima de um caminhão de sindicato, chamando os trabalhadores para uma greve.

Greve essa que só fez com que vários trabalhadores fossem demitidos, arruinando a vida de dezenas de “companheiros”.

Tem gente daquele tempo que até hoje não normalizou sua vida por causa daquele lamentável episódio.

Isso que a empresa em questão era na época, umas das melhores empresas para se trabalhar em Joinville e detinha um dos melhores salários em quase todas as categorias.

E agora reclama de críticas pela Internet?

Haja paciência . Não ?


Paulo Curvello

curvell@terra.com.br

Jec muda a mosca,mas...


...Aquela coisa,continuará do mesmo jeito.

Barrigada novamente

Quem será o novo técnico do Jec??? Na rádio que tem o programa de esporte às 17:30 falaram que o Joinville Esporte Clube iria anunciar às 18:40...Mudei para a estação B...Nessa emissora ,o setorista anunciou que o novo técnico do clube seria Roberval Davino...Chega a hora de anunciar o novo técnico,quem será??? É Roberval Davino??? Não!!! O novo treinador do Jec é o Giba...Eita!!!

CARTA AOS FUMANTES Respeito aos não fumantes


Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.

Então, você ainda se lembra do dia em que colocou o primeiro cigarro na boca? Você não nasceu fumando e não precisa morrer por causa do cigarro!

Perdoem minha insistência em ser chato. Sabe o que o cigarro disse para o fumante?
-“Hoje você me acende, amanhã eu te apago”.

Lamento que alguns fumantes tenham ficado “zangados” com a Lei nº6775, que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco. Esta lei estabelece normas de proteção à saúde proibindo em ambientes de uso coletivo, público ou privado, o consumo de qualquer produto fumígeno.

No espírito da lei está a lógica pedagógica da preservação da saúde. É o seu sacrifício, como fumante, em prol do bem estar dos não fumantes.

Não sou eu quem apresenta os argumentos científicos contra o tabaco. A Organização Mundial da Saúde mostra o estrago que o fumo faz. A própria advertência nas carteiras de cigarro é um alerta suficiente. Sei que podemos conviver pacificamente respeitando o que a lei determina. Como em outras cidades onde a lei entrou em vigor, a experiência é positiva. Em Joinville juntos fumantes e não fumantes vamos dissipar a “fumaça” do desentendimento, da discórdia do confronto, todos juntos em favor da vida.

Com estima e respeito

Vereador Osmari Fritz

sábado, 22 de janeiro de 2011

Sobre o Jec

Só para complementar o que o Milton Wendel escreveu no post anterior.Tenho certeza que o técnico do Jec não continua no clube por muito tempo.As declarações de Nereu Martinelli que não é nenhum ingênuo já foi um aviso ao treinador Leandro Machado.

Milton Wendel e o futebol catarinense

Um dia antes da terceira rodada da divisão principal do Campeonato Catarinense, ainda é cedo para fazer previsões sobre favoritos ou sobre quem pode ser rebaixado. Mas algumas coisas já ficaram claras.

O Avaí, que se prepara para a terceira participação consecutiva na elite do futebol brasileiro, afinal de contas não é tão poderoso assim quanto parecia: se não colocar em campo o time titular, corre o risco de ser rebaixado. Já a Chapecoense, que em 2010 foi rebaixada para a divisão especial mas acabou herdando a vaga abandonada pelo Atlético Herman Aichinger, já mostrou que neste ano não vai repetir o fiasco.

O Concórdia teve maturidade, superou o desastre da estréia, quando perdeu de 6 a 1 do Criciúma. Quem esperava que uma das vagas para o rebaixamento já estava garantida para o representante do Oeste, pode ir apertando as chuteiras porque não vai ser tão fácil. Dos dois times que já sofreram goleada, o Concórdia foi o que melhor reagiu. O JEC mergulhou numa crise, com o diretor de futebol hostilizando publicamente o técnico. Mostrou falta de maturidade. O que aconteceu no Scarpelli é coisa de futebol: um gol casual no início do jogo, uma expulsão discutível no início do segundo tempo, um adversário forte que soube aproveitar a noite azarada... coisa normal, no futebol.

A terceira rodada não vai mostrar quem será o campeão ou quais serão os rebaixados. Mas vai separar um pouco mais o joio do trigo, os competentes dos incompetentes. Espero que o JEC consiga se firmar entre os competentes.

Quatro times podem sair desta terceira rodada em posições desconfortáveis: Avaí, Imbituba, Marcílio Dias e o próprio JEC.

Jordi Castan comenta

Enquanto os gênios que planejam Joinville insistam em "ver" uma cidade plana e não incluam as áreas de risco como a do Bom Retiro no planejamento da cidade, continuaremos vendo estes absurdos por enquanto, graças a Deus, sem mortes.
Quando acontecem,porque é só uma questão de tempo, seria oportuno responsabilizar criminalmente quem autorizou a ocupação de morros frágeis e áreas alagáveis.
Aliás os autores são conhecidos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Foto do Jornal A Notícia(Clique sobre a imagem)


É a força das águas??? Ou a irresponsabilidade do homem???

Quilômetros de limpeza?

É no mínimo estranho esses alagamentos em Joinville.

O que mais se ouve nessa administração, é de que foram feitos quilômetros de limpeza em rios, valetas , bueiros e afins.

Serviço esse, que evitaria os constantes alagamentos .

Mas o que a população vê, aliás, sente, na prática, é que tudo está como antes.

Basta uma chuva mínima para que vários pontos de alagamento surjam.
Isso que as chuvas não tem sido torrenciais.

Qual será a desculpa da hora?


Paulo Curvello

Joinville

Jec conquista liderança em Floripa...

...Liderança em expulsão.Todo jogo do Jec tem um jogador expulso.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Perguntas sem respostas


Depois que a cidade ficou um caos durante quatro horas, pelo alagamento de pontos que nunca tinham sofrido enchentes nos últimos 25 anos. Depois da informação que a chuva foi intensa, mas não foi a maior dos últimos 30 anos, a pergunta é porque as chuvas fazem estragos cada vez maiores, cada vez com maior rapidez? O que mudou?


As marés mantêm os seus máximos e mínimos de forma regular, as tabelas de mares são conhecidas, tanto nos horários previstos, como na sua altura máxima prevista. Por tanto as mares representam uma constante.


A impermeabilização criminosa que tem ganhado força nos últimos anos e mais concretamente nos anos de este governo municipal pode ser identificada como a maior mudança realizada no perímetro urbano de Joinville. A conversão de áreas verdes permeáveis em espaços de estacionamento impermeáveis aumenta o risco de enchentes, a temperatura da cidade e aumenta o cinza urbano.


Que medidas concretas estão previstas para fazer de Joinville uma cidade mais sustentável, menos vulnerável a catástrofes ambientais, mais verde e com maior qualidade de vida?

Jordi Castan,comentariosdejoinville.blogspot.com(20/01/2011)

Obs:O Jordi já falou tudo,o problema da chuva em Joinville é concreto.

Não confundam as coisas(2)

Claro que não se deve jogar lixo na rua e no rio.Mas o centro de Joinville em particular sempre vai alagar porque sufocaram o Ribeirão Mathias.O famoso shopping e todo centro da cidade foram construídos sobre o ribeirão.É claro que a água vai procurar uma saída.E com a subida da maré a situação fica ainda pior.

Não confundam as coisas...

Tem muita gente "porca" na cidade.Jogam lixo em qualquer lugar.Não sabem o significado da palavra cidadania.Resumindo: É a galera que assiste o BBB.Pessoas vazias que perderam a noção de viver em sociedade é só olham para dentro de si.Pior de tudo,votam no Tiririca.

Solução é a dragagem

O rio Cachoeira precisa ser dragado com urgência.Quando foi a última vez que o famoso rio que corta Joinville foi desassoreado???

Prefeitura tem uma "pepinosa" para resolver

Chuva de verão em Joinville não é novidade.Só que a população não está aguentando mais tanto prejuízo.Hoje o rio Cachoeira mais uma vez subiu e represou as águas dos riachos próximos alagando as ruas Max Colin e Timbó.Que pepinosa para a Prefeitura resolver nesse inicio de 2011.

NOVA CHOPERIA EM JOINVILLE


Hoje a noite, a partir das 20 horas, estaremos inaugurando a nossa choperia "Capim Teimoso".
Aproveito então este momento para te convidar à conhecer este espaço que temos a expectativa que se transforme em uma referência para a integração e um ponto de encontro dos nossos amigos.
O endereço é a rua Rio do Sul - Esquina com rua São Paulo, no Centro de Joinville (Próximo ao Big Bolling).

Te aguardo lá.
Um forte abraço!!!

Perigo para o pedestre

Os pedestres e ciclistas que transitam pela calçada da rua XV de Novembro, entre as esquinas das ruas Henrique Mayer e João Colin, devem tomar cuidados redobrados. A ciclovia recentemente feita pela Prefeitura naquele trecho é muito mal sinalizada, delimitada apenas pela guia de cegos e pelo meio-fio. Qualquer distração e você pode ser colhido por uma bicicleta, ou atropelar um pedestre desorientado. O perigo é grande, sobretudo para crianças. Já ocorreram acidentes.

Milton Wendel

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Foi para o PRB

Maria Só Panfletos se filiou ao PRB de Joinville no último final de semana. Há negociações para que, no mais tardar até março, ocorram também as filiações do Sargento Eduardo e de Richard Santos, que é o diretor-geral da Penitenciária Industrial de Joinville.

Fonte:Rosane Felthaus,Jornal A Notícia(18/01/2011)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

TEMPORAL EM JOINVILLE



Os bairros Atiradores e Anita Garibaldi com vento e chuva forte.No América em direção a Avenida Santos Dumont totalmente seco.É o verão.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Como é e como poderá ficar o Código Florestal(retirado da Folha de São Paulo)

Frase

"Se você mapear as áreas de preservação permanente com 45°, você já tem um indicativo de onde há risco. São áreas de preservação onde todo ano morre gente"
MARCIO ACKERMANN
Geógrafo e consultor ambiental

Fonte:Folha de São Paulo(16/01/2011)

E Joinville???

Será que aqui em Joinville existem pessoas que vivem em morros??? Bom Retiro,Boa Vista,Iririú.Todo cuidado é pouco.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Ranking dos cursos superiores de Joinville

Com base em dados divulgados pelo Ministério da Educação, o iG elaborou um ranking das melhores e piores instituições de ensino superior do País. O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador de qualidade que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O resultado final é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Os conceitos de 1 e 2 são considerados desempenho insatisfatório; 3, razoável; e 4 e 5, bom.
O ranking apresenta os resultados de 2137 instituições, entre universidades, centro universitários e faculdades. Algumas delas não receberam conceito (S/C), porque não tiveram alunos em número suficiente prestando o Enade. Neste caso, estão nos últimos lugares no ranking, por falta de avaliação. Já a USP e Unicamp não participam do Enade e, por isso, não aparecem no ranking.

Posição de algumas instituições de Joinville

Posição Instituição UF Tipo Rede IGC IGC - Faixa
378ºUNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLESCUniversidadePRIVADA2503
518ºFACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE JOINVILLESCFaculdadePRIVADA2373
666ºFACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JOINVILLESCFaculdadePRIVADA2243
791ºFACULDADE CENECISTA DE JOINVILLE - FACESCFaculdadePRIVADA2153
1012ºFACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLESCFaculdadePRIVADA2003

Fonte:ultimosegundo.com.br(14/01/2011)

A calçada é responsabilidade do morador


Existe rua em Joinville que o morador não pagou pela pavimentação.Mesmo assim, esse felizardo não constrói a calçada que é de sua responsabilidade.Dão uma de "Migué" jogando a responsabilidade para o Poder Público.Está corretíssima a Prefeitura de Joinville em cobrar a multa desse morador no I.P.T.U...Demorou!!!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Grande idéia


A seguir parte de um texto muito interessante escrito pelo engenheiro Não teria a menor dó em demolir parte do Centreventos e o pavilhão ao seu lado, retomando o projeto do Teatro Municipal elaborado pelo arquiteto Rubens Meister e dando a memória do Cau Hansen e do Edmundo Dobrawa motivos de orgulho. Ali seria, juntamente com o Bolshoi, o grande centro de artes, teatro, música e dança. Resgataria e ampliaria o Museu do Sambaqui, a Casa da Cultura e o Arquivo Histórico. Faria da Rua da Palmeiras o nosso verdadeiro cartão postal com a valorização do Museu Nacional da Imigração. Para finalizar, faria um grande pólo tecnológico na Univille/Udesc/UFSC, para que neste espaço tivéssemos a oportunidade de gerar inovação, empreendedorismo e saber. Na mesma medida, eu transformaria a Fundação 25 de Julho num Pólo Tecnológico voltado a Sustentabilidade, apoiando a agricultura e a manutenção dos nossos patrimônios naturais."

Fonte:lavienville.blogspot.com(13/01/2010)

Vamos plantar psidium guajava???Legal!!!


A goiaba é um alimento de grande valor nutritivo. Possui quantidade razoável de sais minerais, como cálcio e fósforo. É rica em vitaminas como A, B1 (Tiamina), e B2 (Riboflavina), B6 (Piridoxina). Em matéria de vitamina C, tem poucos rivais. Algumas variedades nacionais acusam em média um teor de ácido ascórbico de 80 miligramas por 100 gramas. A goiaba branca e a amarela são mais ricas que a vermelha. O limão contém cerca de 40 mg por 100g, que corresponde à metade da concentração da goiaba branca.

O conteúdo de vitamina C vai descendo de fora para dentro do fruto. Nessas condições, a casca é mais rica do que a polpa interna.

Graças à descoberta do elevado teor de vitamina C da goiaba, esta fruta foi, durante a Segunda Guerra Mundial, utilizada como suplemento na alimentação dos soldados aliados nas regiões frias. Desidratada e reduzida a pó tinha por finalidade aumentar a resistência orgânica contra as afecções do aparelho respiratório.

O suco de goiaba, no Brasil, poderá a vir a ser um substituto do suco de laranja e limão na alimentação não só das crianças, mas na do adulto, ajudando-os a ter uma alimentação balanceada, indispensável no equilíbrio da saúde.


Fonte:www.fruticultura.iciag.ufu.br

Está na coluna do Cláudio Loetz de hoje


Convidado por Luiz Henrique da Silveira para se filiar ao PMDB, Döhler fala: “Sou grande amigo do senador, tenho conversado com ele no dia a dia”. E reforça: ele (LHS) deu contribuição extraordinária ao desenvolvimento de SC, tanto como prefeito, como governador de Santa Catarina. “Só acho que poderia ter trazido um pouco mais em obras para Joinville”.

Fonte:Jornal A Notícia(13/01/2010)

A opinião de Jordi Castan sobre 2012

Pode até ser que seja um administrador. Também é verdade que é muitas outras coisas, não todas são virtudes. Vamos pensar e avaliar um pouco mais antes de sair apoiando de forma irrestrita este modelo gerentão.

É verdade que o desastre desta administração municipal leva as pessoas a desejar quaisquer outra coisa, na certeza que quaisquer outra gestão será melhor. Alguem que faça, não implica forzosamente que faça bem. Agora não estou convencido que o modelo "Dilmão" seja o melhor, nem para o Brasil, nem para Joinville

Processos democráticos e participativos exigem um perfil menos autoritário, mais conciliatório. Um perfil diferente que o que o que é necessário para tocar uma indústria. Mais tolerante e com quase total certeza com maior capacidade de aglutinação.

Jordi Castan

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Perfil de administrador

Olha se depender do eleitorado joinvilense,Udo Döhler tem grande chance de ser eleito prefeito em 2012.Com o perfil de administrador sério e distante da política partidária,o empresário do ramo textil conhece profundamente as demandas de Joinville e sua participação no próximo pleito municipal seria muito bem vinda.

Eleições 2012 em Joinville


Conversas andam rolando por aí.Quem serão os candidatos a Prefeitura de Joinville em 2012??? Vários nomes já são conhecidos:Darci de Matos(DEM),Kennedy Nunes(PP),Mauro Mariani(PMDB),o atual prefeito Carlito Merss(PT),a volta de Marco Tebaldi(PSDB) e sempre aparecem os candidatos com menor expressão.Mas o fato novo seria a candidatura do empresário Udo Döhler.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Não precisa disso

O prefeito Carlito não precisa de um artigo escrito por um de seus secretários para defender sua administração. O que a atual administração precisa fazer é ouvir o clamor da população,só isso.Valorize quem votou em sua administração prefeito.E valorize também a crítica daqueles que são seus opositores(e não inimigos).Aliás!!! Cuidado com o fogo amigo.

Os míopes de Joinville

Com índices de aprovação ínfimos do alcaide e as maravilhas ditas por "Eduardo Dalbosco em nota , no AN de 10/01", chegasse a conclusão que os Joinvillenses são míopes.

No artigo , Dalbosco fala maravilhas da administração , chegando a afirmar que "2010, foi um avanço para Joinville".

Seria de bom alvitre , discutir o que é para o secretário de planejamento da maior cidade de Santa Catarina, que consequentemente tem a maior arrecadação, a palavra "avanço".

Se existe um "avanço" como ele diz, e o povo não nota, então , como explicar que esse mesmo povo , aprova o governo do ex-presidente Lula e é aplaudido pelo PT e na administração municipal reprova.

Seria o povo míope , só para administração Carlito?

Nesse caso, duas grandes máximas de completam: “querem tapar o sol com a peneira” e o “pior cego é aquele que não quer ver”.

Paulo Curvello

Balneário Camboriú

Combustíveis mais baratos em Joinville???


Essa piada foi muito engraçada!!!Realmente,eita!!! E o rio Cachoeira foi despoluído também!!! KKKKKKKKK!!!!

Méritos para a Prefeitura de Joinville


Começaram a ser atendidos os primeiros pacientes de câncer no Acelerador Linear do Hospital São José. Um deles foi o senhor Júlio Conoradt.

Fonte:SECON(10/Jan/2011)Foto:Mauro Artur Schlieck

domingo, 9 de janeiro de 2011

A DIFERENÇA ENTRE FLORIANÓPOLIS E JOINVILLE

Pelo menos o prefeito Dário Berger, de Florianópolis, deixou claro que nos próximos dias lança a Ordem de Serviço para as obras do viaduto Rita Maria. Disse que não tem mais tempo a perder e que inicialmente vai bancar a obra.

Fonte:www.pauloalceu.com.br(08/01/2011)

sábado, 8 de janeiro de 2011

E a imprensa!!!


Que moral tem a Imprensa para exigir alguma coisa dos legisladores??? A mesma imprensa que só vive atrás de anunciantes.Quantas coisas erradas acontecem em Joinville e a imprensa passiva esperando "release" dos políticos??? Por que a imprensa de Joinville não faz pelo menos uma mea culpa??? A imprensa é livre???Quando,aonde!!!Foi no tempo do êpa???

Os bastidores do Poder


Para a sociedade que está do outro lado é complicado aceitar que o Poder Legislativo de Joinville contrate uma Locadora de carros para prestar serviços para aquela casa.Com tantas coisas importantes na cidade a serem feitas,gastar com o aluguel de carros chega a ser um deboche.Mas sendo um deboche,mesmo assim o contrato de locação será renovado.Agora pergunto: A sociedade joinvilense está sabendo,a imprensa também.De nada adianta o clamor que vem das ruas.Isso é grave e coloca em risco o papel das instituições representativas e democráticas.Mas existem os acordos de bastidores.Esses acordos nem eu,nem você,nem o radialista ficará sabendo.O povo fica revoltado e com toda razão.Mas foi o povo que colocou essa galera lá.Foi o povo que legitimou através do voto que os vereadores legislassem em causa própria.Será que se eu ou você estivéssemos lá não faríamos a mesma coisa???

SOBRE A MANIFESTAÇÃO

Olha,eu não uso o transporte coletivo,mas não sou contra a manifestação.Sou contra apenas se apelarem para o vandalismo desnecessário.Porém,as pessoas precisam se habituar a mostrar sua indignação em público sim,e não apenas no barzinho,na fila do banco,ou no salão de beleza.Certo quem vai,e se eu soubesse antes teria me unido ao povo.

Solange Baumer

Tebaldi visita escolas


De 2005 até 2010, foram investidos R$ 38 milhões nas escolas estaduais de Joinville e região, segundo o secretário estadual de Educação, Marco Tebaldi. A estimativa agora é de que mais R$ 40 milhões sejam gastos em reformas, ampliações e reconstruções de unidades de ensino. O valor foi revelado ontem pela manhã na visita feita por Tebaldi às escolas estaduais de Joinville.

A Gerência Regional de Educação é responsável por oito cidades da região. São 67 escolas; 43 delas em Joinville. Do total, 35 já foram reformadas ou ampliadas. Tebaldi quer mais. Ontem, ele visitou quatro instituições da cidade para ver de perto quais os tipos de problemas e a prioridade que deve dar para cada uma. “Peguei uma escola de cada ponta da cidade. Problemas, todas têm, mas estamos trabalhando para que boa parte seja solucionada até o início das aulas”, completa. Foram visitadas as escolas Paulo Medeiros, Annes Gualberto, Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos e, por último, Maria Amin Ghanem.

Uma das propostas é montar um calendário, um ajuste de conduta, com a Vigilância Sanitária. “A gente não pode fazer tudo ao mesmo tempo. Vamos montar um cronograma e nos responsabilizar com ela. Os alunos não podem ficar sem aula”, afirma o secretário.

Fonte:Jornal A Notícia(08/01/2011)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Arborização urbana: efeito imediato contra o aquecimento global

Uma das formas mais eficazes e baratas de reduzir os impactos do aquecimento global é plantar mais árvores nas cidades. Isso é especialmente importante nas cidades brasileiras que cresceram sem preocupação com parques e, principalmente, cobertura de árvores ao longo das calçadas. Em São Paulo, a diferença de temperatura entre uma rua arborizada e uma sem árvores no mesmo bairro e na mesma altitude pode chegar a 2,5 graus centígrados.

Quando várias ruas de uma mesma região têm poucas árvores para cobrir o cimento e o asfalto, o efeito se amplifica. Um estudo feito no mês de agosto em Tóquio, no Japão, revelou que, enquanto a temperatura no centro da cidade chegava a 40 graus, os termômetros nos arredores da cidade, em bairros bem arborizados, ficava em 28,5 graus.

Isso sem falar que a copa das árvores recebe as chuvas fortes e retarda a chegada da água no sistema pluvial, reduzindo o impacto das enchentes, que também são previstas no aquecimento global. Ruas arborizadas são mais agradáveis para se andar a pé, reduzindo os deslocamentos por automóveis, que emitem gases geradores do aquecimento global. Fora o alívio estético de uma bairro com árvores. Se algum governo estadual, prefeitura ou empresa planeja uma ação para amenizar as mudanças climáticas agora, pode começar com um programa ambicioso para recuperar nossas florestas urbanas.

Fonte:www.ecolnews.com.br

S.O.S ÁRVORES S.O.S ÁRVORES



Joinville precisa urgentemente de árvores,muitas árvores.Nas ruas,avenidas,casas,escolas e empresas.A Prefeitura,a FUNDEMA,as Universidades,enfim.É preciso ser feita uma grande campanha de arborização na cidade.Pra ontem!!!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Chuvinha de sempre...incomodação de sempre

Chega o verão é sempre a mesma coisa todo ano,a conhecida chuva do final da tarde em Joinville.Ontem e hoje o centro e a periferia ficaram novamente alagados.Pessoas e veículos circulando dentro da água...É novidade??? Claro que não.Para variar os usuários do transporte coletivo estavam perdidos no centro da cidade sem saber para onde iriam pegar o ônibus.

Ei psit!!! Como é que é?!?!?


Mudanças só se Conurb for comunicada

O diretor de trânsito da Conurb, Eduardo Bartniak Filho, diz que as placas irregulares são trocadas ou ajustadas conforme as reclamações chegam à Prefeitura. Conforme o diretor, a Conurb já tomou providências para ajustar a placa em que Pavesi se machucou.

A instalação das placas é feita por uma empreiteira contratada pela Conurb. Quando algum problema é registrado, a empresa fica encarregada de fazer ajustes sem novos custos aos cofres públicos. “Mas se a instalação tiver sido feita por uma outra empresa, daí temos que ver as medidas legais para resolver o caso sem prejudicar o atual contratado”, explica Eduardo.

Fonte:Jornal A Notícia(05/01/2010)

Meu Deus!!!

Em tempos de contenção de despesa, de parques mal conservados dentro de colégios que matam crianças indefesas, como foi o trágico caso da menina Kelly - em tempos de calçadas cheias de buraco e rio cachoeira fétido.

Em tempos de prédios públicos caindo literalmente, como o caso da biblioteca pública e muito mais.

Leio no AN que a Prefeitura Municipal de Joinville irá gastar R$ 50.000,00 para fazer revistinha de divulgação?

Será que várias entrevistas nas diversas rádios de Joinville não bastaria?

Será que a assessoria de comunicação da PMJ não poderia fazer um

resumo dessas obras e enviar por e-mail (de graça) para os blogs, jornalistas , jornais, formadores de opinião , radialistas, associações de moradores , etc. etc.?

Tem que se jogar fora R$ 50.000,00 ?

O dinheiro público é buraco sem fundo mesmo.

Chora Joinville!!!

Paulo Curvello

Balneário Camboriú

curvell@terra.com.br

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

E a Via Gastronômica???


É uma loucuuuura total!!! Dessa vez ela fica pronta,eita!!!

Flash Back:Opala SS 1975


Um carro que ainda chama a atenção.

Respondendo ao Paulo Curvello

Puxa! O Paulo Curvello que conhece bem das coisas me ajudou a completar o texto. Na verdade o que falta mesmo é policia e o que sobra é efetivo.
Em outras palavras o que falta é GESTÃO, mas como todos estão mais preocupados em ver como conseguem uma medalha a mais, ou uma estrelinha a mais é preciso criar mais cargos, mais postos de comando e ter mais oportunidades para ascender e poder se aposentar antes, porque ver oficial da PM/SC se aposentando com menos de 45 anos e com soldo integral é de dar dó.

O problema é grave só acompanhar o aumento do percentual do orçamento do estado para a corporação. É um buraco negro, um poço sem fundo.


Jordi

Comentários Sobre Joinville SC - sempre um ponto de vista interessante sobre a atualidade local http://comentariosdejoinville.blogspot.com/

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Jordi Castan, o clarividente

O sempre bem antenado Jordi Castan, conseguiu em poucas palavras sintetizar o que acontece na Polícia Militar.

Traduzindo, são várias polícias dentro de uma mesma polícia.

E detalhe: cada uma por si.

Isso que ele não citou a P2 , que é um tipo de PM a “paisana” que investiga , usa carro descaracterizado e pensa que é civil.

E não para por aí: - Ainda tem a banda , cavalaria , pessoal do cerimonial, etc...etc...etc....

Imaginem toda essa gente nas ruas?

A começar pelos bombeiros militares, que poderiam ser repassados para os voluntários.

Assim como a centenária e bem sucedida corporação, Bombeiros Voluntários de Joinville hein?

Paulo Curvello

Balneário Camboriú

O tédio é que alimenta as nossas piores perversões,por Fha Lendeckr


Ele está a dois passos de mim... Três segundos e me perdi no verde-outono daqueles olhos. No teu pecado ou no meu?
Sigo em frente, ouço passos firmes e rápidos. Ando na direção do meu porto seguro, empurro a porta envidraçada, o loiro Chanel Sport e seus passos firmes também. Vem à sombra da fumaça do seu cigarro. No corredor passo por quadros que retratam rostos disformes, mãos que buscam nudez de Gueixa. Cortinas esvoaçantes dançam ao ritmo da tarde. Olhos se cruzam no espelho. Ao passar para o 3° andar ouço sua respiração. As luzes do fim de tarde em Joinville atravessam a escuridão do corredor. Paro em frente ao retângulo bege. Alguns anos, de puro capricho burocrático com a vida, caem ao chão. Atravesso o vão do templo da retidão. Não passo a chave. Largo a bolsa, detentora de todas as minhas verdades. Olho para a direita, lá está a banheira. A espuma me convida. O rubor das duas taças de Carmeniere estampam na face. Deixo cada peça de roupa deslizar pelo meu corpo, como que, seres com vida, entendessem essa, momentânea eu, deixando-me seguir para o livre arbítrio. Junto delas se esvai cada centímetro do protocolo protetor.
Ele fecha a porta. Sinto seu calor, seu cheiro. Sua respiração anuncia. A água abraça a pele. Arrepios fluem destemidos e nada acanhados. Meus cabelos são soltos e caem na cintura presa entre dedos arbitrários. Ele me mantém assim, à sua vontade. A língua invade. Liberta fico em suas mãos. Nesse interagir sem diálogo, personagens sem nome, deslizo solta, levada à doce força para um prazeroso enredo.
Ecoam sons, reflexos de átomos atraídos. As respirações cadenciadas como orquestra sob entendida batuta. Meu corpo é levado sem pressa, tomado como quem senta em uma praça, solitariamente e absorve o frescor do outono, deliciando-se, vagarosamente, num sorvete de pistache. Segue assim, sorvendo cada poro. O ventre toma forma, lateja... Quer! O ar embriaga. Cria-se a arena. Não sei se sou o touro, o pano vermelho, o toureiro ou mesmo a poeira lançada depois de cada "Olê" elegante. Logo sou um leque, frenético e frágil, de alguém na arquibancada. Ele dentro, vida dentro. O gemido vem entre lábios. Vozes em sussurros. Sou levada para fora do tribunal da consciência. Para ele sou Clarice-Marta-Angelina-Janis-Fabiani-Bartira-Ágata-Scarlet, sendo domada. Dois corpos em espasmos. Derramo-me, leve e dormente, em seu aconchego.
Volto à vida com o suspiro que me é contumaz. Lembro do tédio e de como é saborosa a perversão.
Sigo em frente, com meus devaneios, com meu café no Cidade, um Marlboro e nos fones... Ne me quitte pas.

Jordi Castan comenta sobre a Polícia Militar

Quando tem Policial Militar fazendo de guarda vidas na praia, trabalhando em serviços administrativos na Assembléia Legislativa, na Sede do Governo estadual,no policiamento rodoviário, em serviços burocráticos ou que depois da fazer academia de policia migraram para o corpo de Bombeiros Militar é lógico que sempre vai faltar efetivo para cumprir os trabalhos de maior risco, como o próprio policiamento.
O problema da PM de Santa Catarina é muito grave e inicia dentro da própria corporação.

O atual quadro da PM de Santa Catarina no tocante a efetivos

É de conhecimento geral que a Policia Militar de SC possui um enorme déficit em seu efetivo. Temos atualmente mais ou menos 12 mil Policiais Militares para prestar segurança pública para quase 6 milhões de habitantes (um PM para cada 2 mil habitantes, a ONU recomenda um para cada 250). A pergunta que não quer calar é o por quê chegamos a tal situação? Não houve planejamento? Onde estavam e o que estavam fazendo os gestores nestes anos que não se aperceberam deste “pequeno detalhe”? Dúvidas a parte, o problema é sério e precisa de uma solução.

Para se ter uma idéia da gravidade da situação basta dizer que o atual efetivo da Policia Militar de SC é menor que aquele que a instituição possuía na década de 80, ou seja, de lá para cá a população quase que dobrou e o efetivo diminui. Lógica estranha esta, não?.

Paralelo a tudo isso, a situação fica mais grave ainda, na medida em que se tenta resolver a questão, abrindo-se novas vagas (o que é o correto) e constata-se que, a despeito da grande oferta, o número de interessados é pífio a ponto de não conseguirmos preencher sequer o número de vagas disponibilizadas. E para tornar péssimo o que já é ruim, é de conhecimento público que cerca de 700 Policiais se aposentam todos os anos. Aonde chegaremos?

Os números do último concurso são assustadores e contra estes, imagino, não há contestação.

O que fazer?

A resposta talvez esteja no discurso de posse do Governador Raimundo Colombo, senão vejamos:

“Não governarei indiferente a voz das ruas, não aceitarei que nenhum catarinense seja humilhado, maltratado, preterido, negligenciado pelos serviços públicos”.
Penso que o Governador vai ter muito trabalho.
Seguindo:
“Preciso de apoio, críticas, compreensão. Até de indignação, quando for o caso, pois quero ser alertado para os erros, a fim de corrigi-los.”
Não me isolarei. Vou visitar escolas, hospitais. Quero conversar, ouvir as pessoas…”
“A segurança pública mais que um índice será uma meta de qualidade de vida, perseguida diariamente com um conjunto de ações de proteção a vida e liberdade dos catarinenses.”
As frases, retiradas do discurso de posse, são frases de impacto e renovam as esperanças, no entanto, ao mesmo tempo em que as destaco, volto ao passado e lembro-me do Ex-Governador LHS (então candidato), quando literalmente levou às lágrimas vários Praças, convencendo-os de que tudo podia ser diferente, pois mudanças ocorreriam, e de fato ocorreram, para pior.
Enfim, a segurança pública necessita de atenção e naturalmente seus trabalhadores também, principalmente os Praças, que amargam por séculos o desrespeito, a humilhação e a falta de perspectivas e balizado no discurso do Governador, esperamos que de fato ele ouça o povo, o cidadão e assim sendo possa minimizar o estrago feito, afinal, só estamos nesta situação porque alguns simplesmente esqueceram de ouvir, de cumprir a palavra ou mesmo de ter em seus pensamentos que as pessoas devem estar sempre em primeiro lugar.
Quebrar paradigmas, ouvir, respeitar, reconhecer, é isso que Santa Catarina quer e é isso que a Aprasc e os Praças desejam.
Observações:
Os números acima foram retirados do site da PMSC (http://www.pmsc.gov.br) e vale destacar falta ainda para o efetivo início do curso de formação, a realização dos exames toxicológico e psicológico. Partindo disso temos que os números mostrados acima diminuirão ainda mais.
A solução que acharam para minimizar a deficiência de efetivo foi escalar os Praças, de forma absurda, em plantões de 12 por 12, ignorando folgas e inclusive, ignorando o pagamento das horas extras excedentes, visto que temos uma lei (lei 137/95) que determina que o PM deve trabalhar 200 horas mensais (160 normais + 40 Extras), no entanto, com a escala de 12x12 este número ultrapassa e muito, configurando-se, a meu ver uma espécie de trabalho escravo em pleno século XXI.

Sd Elisandro LOTIN de Souza

Vice Pres. da APRASC (Associação de Praças de SC)

Regional Norte

2010,um ano perdido para Joinville

Sábias palavras do Apolinário Ternes no seu artigo “Joinville 2010” publicado no AN de 02/01/2011.

Se fosse pinçar uma frase do artigo certamente para sintetizar o todo, seria:

“A Prefeitura não tem dinheiro para comprar madeira e prego?” em alusão à queda previsível do teto da biblioteca pública.

A “administração” do PT para Joinville está sendo uma tragédia, e o incrível é , que os bons exemplos de administração estão próximos. Curitiba que o diga.

Sem contar que o ex-governador Luiz Henrique da Silveira, sabidamente um expert na cidade, está ali no Boa Vista para ser consultado. Mas a soberba não permite.

Uma lástima para a “maior” cidade de Santa Catarina.

Paulo Curvello

Balneário Camboriú

curvell@terra.com.br

Joinville em 2010,por Apolinário Ternes*

Foi um ano de justificativas, acima de tudo. Explicações o tempo todo para a realização de quase nada, ou o adiamento permanente de quase tudo. Dá para eleger um fato-símbolo do tempo presente em Joinville: o desmoronamento do teto da biblioteca pública, no dia 20 de setembro. O que exigiria ação efetiva de 15 dias, com a rápida substituição das madeiras podres se transformou em um ícone da administração. Muito ao contrário de providências imediatas e possíveis para a “maior” Prefeitura do Estado, a primeira providência do poder público foi não tomar nenhuma providência. Assim, ao invés de rápida recuperação, pensou-se em projeto para a busca de verbas em Brasília. (A Prefeitura não tem dinheiro para comprar madeira e prego?)

A biblioteca permanece fechada, está sendo transferida para outro local e promete-se reforma de R$ 1,5 milhão em dois anos. Os joinvilenses podem apostar que a obra não será concluída nos dois anos restantes do governo do PT. Fica para o próximo prefeito. Dane-se a população, uma banana para os leitores e outra aos contribuintes.

O cenário da reforma da biblioteca se repete em todas as demais áreas, especialmente na cultura. Ali, os prédios públicos estão caindo aos pedaços e continuam assim – meses e meses – à espera de projetos e verbas. Fala-se em planejamento e democratização da cultura, mas trata-se de pura falácia. O governo promove brutal retrocesso na área da cultura. Silvestre Ferreira, presidente da Fundação Cultural de Joinville, por sua trajetória pessoal, não merece a colheita que está fazendo. Mas contra fatos não há argumentos.

Nas demais áreas, é preciso destacar que com orçamento de pouco mais de um R$ 1 bilhão, o governo municipal conseguiu recuperar – integralmente! – as calçadas em torno do batalhão. As pedras foram doadas por empresa da cidade e a mão de obra foi colaboração dos soldados da unidade do Exército. A Prefeitura entrou com anúncios “cacarejando” o que não fez.

Na área da saúde, permanecem as desculpas dos governos anteriores, e pouco foi feito. A medicina nuclear do São José continua “quase pronta”, como há dez anos. Em matéria de saneamento, avança-se, mas apenas em 50% do prometido e garantido por verbas de cima. Na área do urbanismo, reconheça-se que a Prefeitura inaugurou semáforos e trocou a mão de algumas ruas. O terceiro turno, na rede municipal de ensino, mesmo com quatro escolas inauguradas, se mantém em algumas unidades. Como esperado, nenhum parque em dois anos. Mesmo com verba garantida, o parque da Boa Vista teve a obra paralisada e ninguém sabe se irá continuar.

Como o campus da UFSC não sairá antes de 2015; como a duplicação da Dona Francisca só em 2020; o novo aeroporto ficará mesmo para depois da Copa de 2014 e a recuperação da avenida Santos Dumont para o próximo governo, constata-se que 2010 foi de retrocesso para Joinville. E ainda perdemos o governador, secretários e representatividade em Florianópolis e Brasília, pois Santa Catarina optou pela oposição. De bom mesmo, o caminhão da Finlândia para os bombeiros. Um presente patrocinado pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira. Aplausos! Eles merecem.

*Apolinário Ternes é historiador e jornalista

Fonte:Jornal A Notícia(02/01/2011)

domingo, 2 de janeiro de 2011

Governo Itamar Franco controlou inflação


O maior problema que o Brasil já teve foi o de controlar a inflação.Vivemos sem inflação desde 1994.Essa conquista foi mérito do governo Itamar Franco e de sua equipe econômica comandada por Fernando Henrique Cardoso.Entramos em 2011 com o fantasma da inflação corroendo (assustando!!!)o salário dos brasileiros.De nada adianta aumentar salário se os preços continuarem subindo.O controle da inflação será com certeza um dos maiores desafios da presidente Dilma Rousseff.

Repórteres e assessores de imprensa,por Leonardo Mancini e Octacilio Freire

Reproduzido da Revista da ESPM, volume 17, nº 5, setembro/outubro de 2010; intertítulos do OI

Desde que os primeiros jornalistas deixaram as redações para trabalhar em empresas e outras organizações, discute-se a questão do status profissional do assessor de imprensa. Em artigo de 2009 [no livro A imprensa e o dever da liberdade (São Paulo, Contexto)], o jornalista Eugenio Bucci foi taxativo: "Jornalismo e assessoria de imprensa são duas profissões diferentes e não podem ser regidas pelo mesmo código de ética".

O argumento central é elaborado em torno do código de ética do jornalismo [a versão do código de ética defendida pela Federação Nacional de Jornalismo pode ser encontrada em seu site], que diz que a prática jornalística deve se pautar, acima de tudo, pelo interesse público. Por essa lógica, o profissional que se dedica aos interesses de uma empresa ou organização específica, como é o caso dos assessores, não poderia ser chamado de jornalista.

Antes de condenar os assessores de imprensa ao limbo das definições profissionais, é preciso discutir alguns conceitos.

Primeiro, há dificuldade em definir, de forma unânime e universal, o que é jornalismo. Em todo o mundo, a definição de jornalismo é dada em digressões poéticas ou em expressões de uma mitologia ética.

Segundo o professor Marc Deuze ["What is journalism? Professional identity and ideology of journalists reconsidered", London, Thousand Oaks, 2005], antes de ser profissão, jornalismo é uma ideologia difusa, que carrega inconsistências e contradições. Em geral, os valores defendidos pelos jornalistas são:

** Interesse público: os jornalistas proveem um serviço público ao defender e se orientar pelos interesses de toda a sociedade. São como cães de guarda (ou watchdogs, do original) do público;

** Objetividade: os jornalistas são imparciais, neutros, objetivos, justos e, por isso, críveis;

** Autonomia: os jornalistas devem, necessariamente, ser autônomos, livres e independentes em seu trabalho;

** Imediatismo: os jornalistas devem ter o senso de atualidade e velocidade, que é inerente ao próprio conceito de notícia;

** Ética: os jornalistas são éticos e legítimos.

Tempo real

As contradições residem, sobretudo, na evolução das práticas profissionais, da própria sociedade e das expectativas comerciais da indústria jornalística.

O conceito de interesse público, por exemplo, conforme defendido pelos jornalistas,é incompatível com a sociedade contemporânea. O princípio clássico, de dizer o que a sociedade precisa ouvir, pressupõe que jornalista esteja acima da sociedade que o cerca, seja intelectualmente, seja em termos de acesso ao conhecimento.

Em tempos de audiência fragmentada e acesso irrestrito à informação, o que tem acontecido é mais uma amplificação das conversas da sociedade do que o inverso. O papel do espectador tradicional já não existe. Atualmente, a sociedade define a agenda pública por si mesma, com pouca, ou nenhuma, interferência dos meios de comunicação de massa, como os jornais.

Outro ponto que tem de ser lembrado é que o jornal é um produto. Como tal, tem um público-alvo definido, de quem deve atender todas as expectativas. E isso inclui, decisivamente, a definição da pauta. Um jornal econômico que trate exclusivamente de cultura, ou um jornal local que discuta temas globais, será rejeitado por seus consumidores.

Nesse sentido, os jornais devem trabalhar a favor não do interesse público, mas do interesse de seu público.

Uma segunda contradição é a pretensa objetividade jornalística. Apesar de este ser um dos valores com que os jornalistas mais se identificam, é consenso que a neutralidade absoluta é uma ficção.

Basta lembrar que a Folha de S. Paulo afirma, em seu primeiro editorial, que é "quase sempre impossível atingir a neutralidade absoluta. Ao contrário, isso é raramente factível. Existem, na realidade, descrições mais neutras, ou seja, mais objetivas que outras; de onde se deduz que a neutralidade é uma quimera, mas aproximar-se de neutralidade não é" [Projeto Editorial de 1981, disponível aqui, em agosto de 2010].

O professor Mark Deuze lembra que o discurso da objetividade, que às vezes assume quase sinônimos como "distância profissional" e "imparcialidade", evoluiu da obrigatoriedade para a eterna busca. Se por um lado a declaração de princípios se torna mais justa, por outro torna os profissionais imunes a críticas.

...Continua

Novamente Lages no controle do estado


É mais uma vez um político lageano no comando de Santa Catarina.Sucesso ao novo governo catarinense.

EDUCAÇÃO E SAÚDE SÃO PRIORIDADES


Dilma Rousseff em seu primeiro discurso como presidente da República Federativa do Brasil deixou claro que as prioridades serão a educação e a saúde...É o que os brasileiros esperam.