.

Colabore com o Feudalismo Atual escrevendo para o e-mail: juliano.bueno1971@gmail.com ou ligue para 99164-7827

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Carros elevaram o nível de endividamento das famílias catarinenses

O percentual de famílias endividadas em Santa Catarina no mês de julho teve alta de 2% em relação a junho. De acordo com levantamento da Federação do Comércio de bens, serviços e turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e da Confederação Nacional do Comércio (CNC), este endividamento cresceu ancorado na expansão do financiamento de carros e casas. Foram entrevistados ao todo 500 consumidores em potencial com idade superior a 18 anos.

Segundo a pesquisa, 93% das famílias catarinenses apresentam alguma forma de dívida. Na comparação com o mesmo período de 2010, o percentual de famílias endividadas teve um grande crescimento passando de 62% para 93%.

A principal forma de endividamento continua sendo o cartão de crédito, responsável por 45,3% das dívidas. Entretanto, registrou-se um aumento considerável dos financiamentos de carros, que assumiram a segunda posição da lista do tipo de dívidas.

Aquisição de bens

Na avaliação da Fecomércio, esse crescimento do endividamento anual pode ser explicado pelo ritmo crescente na aquisição de bens duráveis pelos consumidores, como por exemplo, carros, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Estes bens, por serem mais caros, demandam parcelamento o que compromete a renda familiar por um período mais longo. No entanto, o percentual de famílias que não terão condições de pagar permanece o mesmo de 2010 crescendo apenas 1% em relação a junho deste ano.


Fonte:www.economiasc.com.br(20/07/2011)

Nenhum comentário: